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5 mar, 2012

Top 10 softwares de comércio eletrônico de código aberto (Joomla e Drupal) – Parte 02

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Este é o segundo de dois artigos sobre plataformas mais populares de comércio eletrônico de código aberto para Joomla e Drupal que, esperamos, irá ajudar desenvolvedores web e administradores de sistemas em selecionar o que é melhor para suas necessidades. O primeiro artigo está disponível aqui.

O artigo a seguir detalha a nossa própria análise dos últimos cinco fornecedores em nossa série de artigos.

6. VirtueMart


Fundada em 2005, a empresa VirtueMart desenvolveu um software de carrinho de compra grátis e de código aberto como uma extensão para o Joomla. Anteriormente conhecido como mambo-phpShop, o VirtueMart é uma extensão popular para Joomla escrita em PHP, dentro de um ambiente de banco de dados MySQL.

Prós

  • Tem uma quantidade enorme de recursos e vem com um grande número de opções para escolher.
  • Extensões poderosas com uma grande performance no back-end.
  • Um dos componentes mais populares utilizados por usuários de Joomla.

Contras

  • A instalação pode ser complexa e a sua extensão direcionada não é a forma mais organizada para facilitar a seleção.
  • Não fornece os recursos de SEO que outras plataformas comparáveis oferecem.
  • Não é possível carregar ou baixar o catálogo de produtos usando a versão básica. É preciso pagar pela versão completa para receber um monte de recursos avançados.
  • A documentação não está disponível e a instalação pode demorar mais tempo em comparação com produtos similares.

7. Wazala ecommerce

Com sede em Los Angeles, CA, o Wazala é uma das oito aplicações de software oferecidas por um grupo de programadores/engenheiros que trabalha em Boxador. O Wazala oferece a possibilidade de ser integrado em qualquer site já existente, e ajuda a transformá-lo o site em um site de comércio.

Prós

  • Excelente alternativa como uma aplicação de baixo orçamento, para aqueles que não podem pagar as soluções mais caras.
  • Uma vez que o comprador se compromete a adquirir um produto/serviço, o Wazala não deixa o site do cliente, ao contrário PayPal, que traz uma nova página.
  • Otimizado para smartphones.
  • A configuração é muito fácil, e pode ser rapidamente integrada a qualquer site em Drupal.

Contras

  • Não é adequado para catálogos de produtos com mais de 25 itens.
  • A versão gratuita é muito limitada, não permitindo qualquer controle de estoque.
  • Recursos de personalização são muito limitados.
  • Não pode ser completamente integrado a um site existente, combinando cores semelhantes etc.

8. Ubercart

Iniciado em 2006 por dois funcionários de uma empresa de vendas de equipamentos para restaurantes, em Louisville, KY, o Ubercart foi originalmente projetado para funcionar em sites em Drupal apenas. A empresa privada atualmente emprega apenas cinco indivíduos, que passam a maior parte do seu tempo codificando a nova versão do aplicativo.

Prós

  • Muitas funcionalidades e add-ons disponíveis.
  • Uma das soluções de software de comércio eletrônico mais poderosas no mercado, oferecendo opções como funções de usuário, permissões etc.
  • Excelente opção para um site de comércio eletrônico pequeno à procura de usabilidade superior.
  • Rápido e fácil de instalar, necessário apenas uma pequena quantidade de tempo para fazer as coisas funcionarem.

Contras

  • O software tem uma série de bugs que não estão sendo atendidos ou concertados no curto prazo.
  • Estrutura de documentação pobre que não está escrita em uma maneira de passo-a-passo simples.
  • Assistência comunitária pobre, com relação a algumas dicas ou truques etc.
  • Não recomendado para sites de comércio eletrônico de grande porte que necessitam de uma quantidade abundante de módulos.

9. Tienda

Sediado em New York, NY, Dioscouri Design é o desenvolvedor de uma dúzia de pacotes de código aberto PHP para Joomla. Fundada em 2007, a empresa privada também fornece serviços de consultoria de desenvolvimento para sites em Joomla para sua grande lista de clientes.

Prós

  • Um “back-end”  bem definido e fácil de seguir, que faz com que a maioria das configurações seja rápida e fácil.
  • Muito robusto e muito poderoso para uma ferramenta simples, com uma interface limpa.
  • A instalação é direta, simples e rápida.
  • A documentação é bem estruturada com vários exemplos, o que torna muito fácil de acompanhar.

Contras

  • Estilizar formulários estilo leva muito de tempo, e precisa ser concluído para cada tipo (login, registro etc).
  • A personalização é muito complexa, e recomendamos somente para usuários avançados.
  • Não é um aplicativo “inovador”, pensado “fora da caixa”, e requer um enorme esforço para ser integrado a um site existente.
  • Não fornece várias opções principais para alguns países, como impostos múltiplos no Canadá.

10. LiteCommerce

LiteCommerce é um de uma série de soluções online desenvolvidas pela Qualiteam, uma empresa formada em 2000, com sede em Ulyanovsk, na Rússia. Com o nome original de “Creative Development” (Desenvolvimento Criativo), a empresa foi um dos primeiros provedores de aplicativos de carrinho de compras de código aberto. A empresa tem um número de clientes bem conhecidos, incluindo Siemens, uma empresa global especializada em eletrônica e em engenharia eletrônica.

Prós

  • Excelente suporte técnico e rápido para responder a quaisquer perguntas ou comentários.
  • Bem integrado ao Drupal, tornando-se uma solução muito boa para essa plataforma.
  • Flexível e fácil de usar, com uma grande quantidade de add-ons disponíveis para atender a todas as necessidades.
  • É disponibilizada uma versão 30 dias grátis da versão “fully functional”, proporcionando uma grande oportunidade para explorar e testar o aplicativo.
  • Permite uma boa quantidade de produtos de estoque (5 mil – 10 mil) e também um grande número de categorias (até 10 mil).

Contras

  • Não recomendado para sites de comércio eletrônico de grande porte, com vendas anuais superiores a US$ 1 milhão.
  • O suporte técnico não é fornecido por telefone, e apenas um suporte baseado na web está disponível.
  • Não permite a capacidade de incluir um número de características opcionais, tais como: análises de produtos, lista de desejos etc
  • Não é uma solução multi-linguagem ou multi-moeda competente.

Estatísticas

O gráfico e a tabela abaixo mostram uma comparação entre um ano de tráfego de sites para todos as 10 plataformas mais populares de comércio eletrônico de código aberto que analisamos.


Esperamos que os desenvolvedores web e os varejistas online tenham achado os artigos interessantes e úteis para ajudá-los a selecionar um fornecedor de software de código aberto de comércio eletrônico.

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Texto original da equipe Monitis, liderada por Hovhannes Avoyan, disponível em http://blog.monitis.com/index.php/2012/01/19/6-10-open-source-ecommerce-software-joomla-and-drupal/