Back-End

16 out, 2012

Quando usar a instalação em rede do WordPress?

Publicidade

Em algumas ocasiões, me deparei com a situação de ter que centralizar os sites de algumas empresas em que trabalhaei, usando o WordPress em uma instalação em rede (network install) e usando a funcionalidade de multisite disponibilizada a partir do WordPress 3.0 (antes disso havia o WordPress MU).

Pensando sobre isso, resolvi racionalizar essa questão e tentar responder as seguintes perguntas: Quando faz sentido ter uma instalação em rede do WordPress? Quais são os principais pontos positivos e negativos disso? Pois bem, vamos às respostas.

Quando faz sentido ter uma instalação em rede do WordPress?

Penso que quando se decide agregar websites em uma só instalação do WordPress eles devem ter algo em comum além do CMS. O simples fato de a sua empresa ter 23 sites feitos usando WordPress não quer dizer que usar a network install seja a melhor alternativa.

O agrupamento pode ser feito por alguns critérios importantes:

  • Conteúdo: websites com conteúdo similar e/ou interligados onde o assunto de um se confunde com o de outro eventualmente. Como, por exemplo, um site especializado em skate, outro que fala sobre esportes radicais e outro que trata de BMX. Esses três poderiam formar uma rede de sites. Não somente no sentido da instalação do WordPress, mas de estratégia de conteúdo, a fim de  intercambiar audiência relevante entre cada um deles;
  • Time: se um mesmo time é responsável pela atualização do conteúdo é possível argumentar que a instalação em rede facilita a atualização do conteúdo eliminando a necessidade de se autenticar em n administrações;
  • Manutenção: quando você tem em mãos website que são pouquíssimo atualizados e com baixa audiência. Agrupar todos em um instalação pode fazer sentido, simplificando a manutenção do conteúdo e também a infraestrutura envolvida.

Quais são os principais pontos positivos e negativos disso?

Positivos

  • Facilidade na atualização;
  • Simplificação da infra envolvida;
  • Simplicidade na criação de usuários e permissões.

Negativos

  • Como apenas um banco é utilizado um website pode comprometer o funcionamento de todos no caso de um pico de acessos ou de algum problema com o banco de dados;
  • Caso alguém não autorizado tenha acesso à administração, será possível editar todo conteúdo dos website que o perfil logado tiver acesso. No caso de uma instalação única isso não ocorreria;
  • Para sites mais complexos o deploy é mais complicado do que em uma instalação única, pois o banco é compartilhado, assim como a dinâmica da instalação de plugins.

Opinião

Creio que a instalação multisite deve ser utilizada no contexto onde realmente ocorra uma rede de sites, ou seja, onde os sites são interligados e formam uma unidade de conteúdo. Além disso, para sites de audiência muito baixa e de pouca atualização (aqueles hotsites esquecidos mas que não podem ser excluídos e afins). Acredito que a criação de pelo menos um banco de dados para cada website é mais interessante do que a utilização de vários no mesmo. Isso também facilita muito a transferência de apenas um site para outro servidor, por exemplo.

Um abraço e sucesso.