Back-End

25 fev, 2015

As melhores plataformas PHP para 2015

100 visualizações
Publicidade

Nos 21 anos desde a sua criação, o PHP tornou-se a linguagem de script do lado do servidor mais popular do mundo. Conhecido por ser uma linguagem poderosa e fácil de aprender, o PHP, de acordo com um site de métricas, é usado por 82% de todos os sites cuja linguagem de programação do lado do servidor é conhecida. Em grande parte dos casos, se você encontrar um aplicativo desktop que tem uma interface de usuário, como um site de aplicativos de comércio eletrônico ou de mídia social, existe a probabilidade de que ele esteja codificado em PHP.

Construir aplicativos pode ser um processo complexo e demorado, e os frameworks podem fornecer um ótimo recurso para facilitar o processo. Então, você pode se perguntar: Para que exatamente preciso usar um framework? Frameworks são ferramentas muito úteis porque fornecem uma estrutura e um ambiente unificado que vai ajudá-lo a construir seus projetos de forma mais rápida e com mais eficiência. Utilizar os frameworks é também uma boa prática de desenvolvimento web, que em geral aumenta a escalabilidade e manutenção a longo prazo para que você possa dedicar mais tempo para a construção de código de alta qualidade.

Felizmente, não faltam ótimos frameworks PHP no mercado. Então, vamos dar uma olhada em alguns que estão frequentemente no topo da lista de “favoritos” da maioria das plataformas PHP. Não importa se você é um programador PHP experiente ou um novato que esteja apenas começando, você vai ter uma boa razão para dar uma olhada ou rever esses frameworks para as suas necessidades de programação em 2015.

Symfony: Symfony está geralmente nas principais listas de frameworks PHP. E com razão. Desde o lançamento inicial em 2005, o framework tem provado o seu valor como uma plataforma sólida para a construção de aplicativos robustos em um contexto empresarial. Focado na abordagem model-view-controller (MVC), o Symfony permite que quase tudo no processo de desenvolvimento seja personalizado, o que é um grande atrativo para os desenvolvedores. Symfony tornou-se uma plataforma muito bem vista e livre (liberado sob a licença MIT), especialmente no mundo empresarial.

Laravel: Laravel é provavelmente um dos frameworks PHP mais populares no mercado atualmente, e é conhecido pela sua elegância e simplicidade. Ele atende a uma variada gama de necessidades e projetos de programação, do iniciante ao avançado, e é bem adequado para projetos de todos os tipos e tamanhos – desde scripting básico até aplicativos corporativos enormes. Ele é construído em cima de vários componentes Symfony que garantem uma estrutura sólida para a produção de código bem testado e confiável.

CodeIgniter: Tornou-se conhecido como um poderoso framework PHP, proporcionando um conjunto simples e elegante de ferramentas para desenvolver aplicativos web com recursos completos. CodeIgniter usa a abordagem popular do controller MVC e é conhecido por ser rápido, comparado com outros frameworks. Ele foi criado por EllisLab, e agora é um projeto do British Columbia Institute of Technology.

PHP-2

CakePHP: CakePHP é outro framework PHP open source de desenvolvimento web que é amplamente utilizado e testado, traçando suas origens de volta a 2005. Ele fornece uma maneira limpa e fácil de girar projetos sem qualquer aborrecimento, usando a convenção MVC. O framework oferece uma arquitetura flexível para desenvolvimento, manutenção e implementação rápida de aplicativos. A Cake Software Foundation opera uma conferência anual com foco em CakePHP chamada CakeFest, que é realizada todo verão em locais diferentes ao redor do mundo.

Phalcon: Phalcon é um framework PHP open source escrito na linguagem C. Não há necessidade de aprender a linguagem C, uma vez que a funcionalidade do framework é exposta à medida que classes PHP estejam prontas para o uso. A vantagem de utilizar C é que o framework oferece maior desempenho e independência de plataforma, ou seja, é extensível para Microsoft Windows, GNU/Linux e Mac OS X. Phalcon é um software open source licenciado sob a licença New BSD. Com menos de dois anos de mercado, o Phalcon oferece recursos de documentação,  comunidade e desenvolvimento que rivalizam com muitos frameworks mais maduros disponíveis.

PHP-3

Yii: Yii é um framework PHP open source baseado em componentes para aplicações web que tem crescido em popularidade nos últimos anos. Segundo a Wiki, Yii é pronunciado como “Yee” e é um acrônimo para “Yes It Is!” Yii é especialmente conhecido por ser uma plataforma robusta para aplicativos Web 2.0. Ele traz os seguintes ricos recursos: MVC, DAO/ActiveRecord, I18N/L10N, cache, autenticação e controle de acesso por função, scaffolding, testes e mais.

***

Hovhannes Avoyan faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: http://blog.monitis.com/2015/01/12/the-top-php-platforms-for-2015/