Analytics

4 ago, 2009

Palavras-chave ou Frase-chave?

Publicidade

Muitas são as perguntas sobre qual a quantidade exata de palavras-chave devemos usar por página. O fato é que quanto mais palavras-chave você usar, menor valor terá cada uma. O Google, hoje, já não considera tanto a meta tag keywords como considerava antigamente, pois muitas pessoas estavam colocando palavras que não tinham nada a ver com o conteúdo do site com a intenção de enganar os motores de busca. Porém, alguns motores de busca “spiders” ainda consideram esta meta tag importante, então ainda devemos continuar utilizando, já que não atrapalha em nada. Mas então, como fazer?

É preciso apenas uma boa frase-chave, uma frase nem tão longa, nem tão curta, mas que passe sentido e que apresente o que você realmente quer, e que tenha relevância dentro da página. Por que isso? Ora, se você colocar várias palavras-chave vai ser bem difícil otimizar a página para todas as palavras. Ou seja, você terá ter uma página pouco relevante para muitas de suas palavras e provavelmente a sua otimização será prejudicada. Escolhendo apenas uma frase-chave a sua página pode ser otimizada mais facilmente e vai ter mais relevância para os motores de busca.

Lembrando que cada página deve ter a sua frase-chave, e não apenas uma frase-chave para o site inteiro. Isso lhe dará uma alavancagem na otimização do seu site para os motores de buscas, e terá um melhor aproveitamento e alta relevância por página.

Outra vantagem em utilizar a frase-chave é que além de otimizar sua página para aquela frase, também se consegue uma otimização para outras pequenas frases segmentadas, que se formam entre a sua frase-chave, quando ela possui várias palavras bem organizadas e que criam sentidos quando combinadas. Vamos dizer que tenho uma empresa que presta consultoria de marketing na web, a minha frase-chave da página inicial poderia ser “Consultoria Web Marketing Digital”. Nesta frase eu consigo várias combinações, como: “Consultoria Web”, “Web Marketing”, “Marketing Digital”, entre outras.

Seu site ficará bem mais relevante com uma boa escolha de frase-chave. Mas é preciso concentrar-se nessa frase e escolher as palavras corretas. Você pode utilizar algumas ferramentas para isso. Um site mais relevante com certeza subirá posições nas páginas de busca. No entanto, é preciso lembrar que isso é só um pequeno passo para otimização, há outras coisas para otimizar dentro(on Page) e fora(off Page) do seu site.

Lembrete: Não confunda frase-chave com as meta tags Description e Title.

*

Baseado no artigo “How Many Keywords for One Page?