Nesse artigo postarei algumas dicas para a montagem da apresentação dos resultados da campanha ao cliente (os dados citados nesse artigo são meramente ilustrativos).
Esta é uma etapa que diversas vezes é esquecida por agências e clientes: a apresentação dos resultados. Pode até ser feita a mensuração dos resultados, mas a apresentação desses dados ao cliente acaba não acontecendo.
Devemos tabular e apresentar os dados de forma clara e de maneira a facilitar a interpretação por parte do cliente. Existem alguns dados da mensuração que são de extrema importância para a agência, porém, para o cliente, não são tão importantes. Um exemplo: os horários de pico de acesso à página do anunciante às terças-feiras. Para o cliente, essa informação pode ser pouco significante, porém, para o planejamento de campanha, essa informação é imprescindível. Aí vem a pergunta: o que mostrar ao cliente?
O que o cliente precisa saber?
Assim como citei no artigo “Apresentando o Plano de Mídia“, na apresentação do ROI, Simplicidade = Entendimento. Devemos mostrar o que deu certo, o que deu errado, porque deu certo e porque deu errado e qual o ROI.
Apresentando ao Cliente
Abaixo segue um modelo de apresentação de ROI, baseado num cliente fictício. Vamos chamá-lo de BoxCel, uma loja virtual de venda de celulares. É um modelo simples, mas que pode servir como base para diversas mensurações.
Indice da Análise
Overview Geral da Campanha
Graficos de Impressões e Clicks
Aqui podemos verificar que o Terra teve um maior volume de impressões, 33,78%, porém o maior CTR foi conseguido no site Guia da Semana, com 56,67%.
Analise Site x Seções
Aqui podemos notar a relação entre os sites e as seções dentro deles em que nossas peças foram veiculadas.
Cobertura x Frequência
Nesse gráfico podemos analisar a Cobertura, a quantidade de Unique Browser e a Freqüência conseguida em cada veículo.
Impressões – Clicks por Formato
Esse gráfico mostra a porcentagem de impressão de cada peça da campanha e o CTR que cada uma gerou. Destaque para box (180 x 150) que obteve um alto Click-Thru, com 1,82%
Impressões x Clicks por Período
Aqui o gráfico aponta os resultados da peça pelo período de veiculação. Nota-se que no dia 01/10 tivemos o maior volume de impressões/dia e também a maior quantidade de cliques. Já o maior CTR foi no dia 02/10.
Aqui um breve resumo sobre os resultados gerais da campanha.
Ciclo de Mídia – Conversão
Podemos analisar, através desse modelo de ciclo de mídia, a eficiência de cada etapa.
Fluxo de Navegação – Mapa de Calor
O Mapa de calor é utilizado para mostramos ao cliente quais áreas do site dele estão sendo mais e menos acessadas. Essa informação pode interferir em todo o andamento/resultado da campanha, já que pode analisar em tempo real se os objetivos estão ou não sendo alcançados.
Se o objetivo da campanha for gerar cadastro, então os resultados são muito bons, pois cerca de 25% das pessoas que acessaram o site foram até a página de cadastro, e 77% das pessoas que acessaram essa página concluíram o cadastro.
E se o objetivo for gerar experiência com a marca – através de downloads, no nosso caso -, a campanha deve ser reestruturada, já que apenas 35,7% dos usuários acessaram essa página.
Não existe um percentual ideal. No exemplo acima estipulamos as porcentagens de calor, moderada e frio. Você deve analisar seu plano e definir de acordo com seus objetivos.
Lembrando que cada campanha tem seus objetivos, táticas, metas etc.
A mensuração deve ser baseada em informações realmente relevantes para seu cliente e seus negócios.
Bom, pessoal, com mais esse artigo finalizo a série “Desenvolvendo uma campanha on-line”. Espero ter ajudado vocês a compreender o desenvolvimento e andamento de uma campanha na web. Se alguém ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais informações, pode entrar em contato por e-mail ou postar aqui.
Alguns leitores me pediram por e-mail dicas de livros e links para se aprofundar mais no assunto. Nos próximos artigos publicarei alguns e sempre que souber de novos, também postarei.
Se tiver dúvidas, sugestões ou críticas, fique à vontade para postar ou enviar para meu e-mail: Kadu Lima – kadu@perdidosnanight.com.br
Até a próxima!