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3 fev, 2012

Como emoções negativas podem fazer mal ao seu posicionamento

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Se eu fosse escrever aqui uma crítica a um restaurante, com o nome do lugar, endereço, telefone, e um link para seu website, qual mensagem isso passaria? Aqueles de nós que têm trabalhado no campo de SEO por um tempo podem ter uma vez respondido de imediato que citações e links são como “votos” ou “endossos”. No entanto, e se essas citações e links forem negativos – e se o Google conseguir saber a diferença?

Digamos que eu tenha escrito sobre uma pizzaria que eu visitei no fim de semana passado, dizendo que eles tinham a pior pizza em Seattle, que era muito caro, que o tamanho da porção era muito pequeno, e que os funcionários eram grosseiros. Na falta de uma classificação por estrelas, faz sentido para o Google contar minha crítica cruel como uma outra citação qualquer do lugar para impulsionar o posicionamento do restaurante?

O nome de uma coisa não é a coisa

Para um mecanismo de busca moderno, é crítico compreender tanto a intenção do usuário por trás da busca e o significado do contexto de uma palavra. Ele deve, por exemplo, usar dicas contextuais para determinar se a palavra “macaco” (jack, em inglês) se refere à ferramenta que uso para trocar um pneu, a um nome comum de homem, ou à gíria que significa “roubar”. O Google aplica a estilometria (o estudo de um estilo de linguagem) para remover o sentido ambíguo de uma palavra ou um significado – e eles estão melhorando muito, muito nisso.

A estilometria também é capaz de revelar uma quantidade impressionante de dados sobre uma pessoa ou documento. A maneira como alguém usa pronomes, por exemplo, pode ser usada para dizer se ele ou ela está dizendo a verdade, propenso a depressão, ou um psicopata sem nenhuma empatia. Em um nível muito mais intuitivo e básico, as palavras que usamos transmitem nossos sentimentos positivos ou negativos sobre um determinado objeto.

O Google sabe quando você está (in)feliz

Existem dúzias de usos potenciais da estilometria e análises léxicas para melhorar a qualidade de busca. Da mesma maneira que o Google usa as palavras em volta para identificar sobre qual tipo de “jack” eu estou falando, o mecanismo de busca também poderia usar o contexto para determinar se os adjetivos que uso para referenciar um produto, lugar, ou post são positivos ou negativos. Considere a seguinte patente de análise de sentimento, preenchida em 2007 e lançada em julho de 2011:

Patent No. US 7,987,188 B2 – Domain-Specific Sentiment Classification

Por exemplo, a palavra “pequeno” normalmente indica um sentimento positivo quando descreve dispositivos eletrônicos portáveis, mas pode indicar sentimento negativo quando descreve o tamanho e uma porção servida por um restaurante.

A patente segue descrevendo um sistema que resolve esse problema determinando sobre o que o autor está falando, e então compreendendo se o sentimento é positivo, negativo ou neutro. Como a maioria dos fatores no algoritmo do Google, nós só podemos especular sobre a extensão que o Google aplica esse sistema. Talvez o Rand estivesse no caminho de algo parecido quando ele sugeriu que autenticidade e paixão pudessem ser um sinal que o Google considera.

Eu acho que os mecanismos de busca ainda não têm o poder de analisar o sentimento em grande escala. A patente relacionada da Microsoft parece confirmar (em um ponto) que eles sentem o mesmo. No entanto, a linguagem da patente do Google e minha própria experiência me levam a acreditar que o Google tem usado a análise de sentimento em pelo menos resultados locais e de produtos há algum tempo.

Implicações para SEO local

Nos últimos anos, a comunidade de SEO provou que citações são como links para negócios locais. Eu irei um passo além e sugerir que citações locais agora sejam analisadas baseadas em seu sentimento. Isso permite ao Google compreender as revisões independentemente de a fonte incluir ou não uma escala de classificação padrão (como estrelas). Citações positivas poderiam melhorar os rankings locais, enquanto que as negativas poderiam prejudicá-los. Para ilustrar, considere os seguintes resultados de busca:

Note as frases de sentimento que o Google está inserindo em uma posição inferior aos locais. O Walrus e o Carpenter estão bem posicionados, especialmente considerando quão longe estão do centro de Seattle. Sim, as críticas são bastante positivas – mas nenhuma elas menciona “steak tartare”.

Poderia ser que ambas dessas peculiaridades resultam parcialmente dessa revisão positiva no The Seattle Times’ Top 10 Restaurants? É mais do que coincidência que a frase “small plates” (pratos pequenos, em tradução livre), mencionada três vezes na revisão linkada, também esteja listada nas páginas do Google Maps/Places?

Centenas de exemplos provam que o Google está escolhendo sentimentos importantes de sites externos – não somente de sites de críticas como Yelp, mas também daqueles que não necessariamente focam em críticas geradas pelo usuário. Um maior acompanhamento ao longo do tempo pode ser necessário para avaliar adequadamente o impacto sobre rankings locais. Mas parece claro para mim que o Google não se esforçaria para determinar se um sentimento era positivo ou negativo e, então, inscrever uma patente, a não ser que essa informação estivesse sendo usada de alguma maneira. 

Ter um site listado em diretórios locais relevantes definitivamente tem valor, mas o que realmente importa em melhorar seus rankings locais pode ser o sentimento que os críticos expressam. Além disso, as evidências sugerem que o Google não precisa mais de uma classificação explícita para compreender como um usuário se sente.

O futuro de links, marcas e SEO

Eu duvido muito que mesmo o Google tenha o poder de servidor necessário para executar uma análise intensiva de sentimentos em cada link – ainda. O decodificador de sentimentos do Google poderia facilmente ser ajustado para compreender sentimentos relacionados a links, domínios, marcas, artigos, e mais. Considere a evidência aqui, os poderes crescentes do Google de compreensão léxica e o potencial de melhorar a qualidade e busca; a influência da opinião e o sentimento em resultados de busca parecem inevitáveis.

Construir um relacionamento positivo muitas vezes é mais difícil do que criar uma isca de link negativo, mas relacionamentos positivos são quase sempre mais valiosos. Enquanto trollar links pode ser divertido para alguns, as respostas duras podem acabar machucando mais do que sentimentos. Aqueles preocupados com provas futuras das técnicas de SEO deveriam ser sábios em evitar referências com contexto negativo ou sentimento, e procurar por cobertura real e positiva.

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/how-negative-emotion-could-hurt-your-rankings