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14 ago, 2012

17 tipos de links de spam para se evitar – Parte 03

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Na segunda parte desse artigo, nós vimos mais seis tipos de links de spam (de um total de dezessete) que todo SEO deve evitar. Hoje daremos continuidade ao nosso artigo e mostraremos os últimos cinco tipos de links de spam dos quais você deve manter distância!

13. Fórum de spam

O fórum de spam pode não morrer nunca, ainda que já esteja morto. Cerca de um ano atrás fomos questionados sobre um link de assinatura do fórum que estava em, literalmente, milhares de artigos em um fórum popular online. Quando removemos os links de assinatura, a variação para efetuar foi semelhante à maioria dos links do fórum: zero. Não importa se você fez nofollow em todos os links. Muito parecido com sites de redes sociais, fóruns que não conseguem gerir o spam rapidamente se transformam em uma fossa de frases truncadas e links de texto âncora. O fórum webmaster do Bing é um exemplo deprimente.

14. Link spam seguido sem intenção

De tempos em tempos, você vai ouvir sobre uma nova maneira encontrada para obter um link em um site oficial. Exemplos que vi incluem links em bios. Às vezes, essas façanhas (por falta de um termo melhor) se tornam virais, e ninguém consegue esperar para preencher a sua bio em um site DA + 90.

Em casos raros, este tipo de spam link funciona. Não posso evitar meu desgosto quando vejo alguém falando sobre como você pode fazer upload de um arquivo aleatório ou preencher uma bio em algum lugar. Este não é o tipo de coisa para basear sua estratégia de SEO. Não é de longo prazo, e não é de alto impacto.

15. Perfil de spam

Embora seja semelhante aos links seguidos sem intenção no domínios de autoridade, o perfil de spam merece a sua própria discussão, devido à sua abundância. Seria difícil para o Google tomar qualquer ação dura sobre os perfis, já que não há uma razão legítima para reservar um enorme número de perfis para evitar invasores e imitadores de usar um nome de marca.

O que vai prejudicar você é quando o seu nome do perfil e/ ou texto âncora não coincidir com seu site ou nome da marca.

Quando os links do perfil são seguidos e indexados, o Google geralmente interpreta a página como uma página de usuário e a valoriza adequadamente. Obviamente, o sistema do Google para desvalorizar links em seu perfil não é perfeito ainda. Eu sei que às vezes é satisfatório apenas para obter um link fácil em algum lugar, mas link spam de perfil é um grande exemplo de correr sem sair do lugar.

16. Comentários de spam

Se eu fosse um engenheiro em uma equipe destinada a combater o spam na web, a primeira coisa que eu faria seria adicionar um classificador de comentários no blog. Eu desvalorizaria todos últimos. Só então eu criaria exceções onde os comentários do blog iriam contar para qualquer coisa.

Eu não tenho ideia se ele funciona dessa maneira, mas provavelmente não. Eu sei que os blogs não filtrados com links seguidos são geralmente antigos e não lidos, e muitas vezes parecidos com este:

Vamos fazer de conta que o Google conta todos os links da mesma forma, independentemente de onde ele esteja na página. Quanto você acha que 1/1809 do link juice de uma página de baixa autoridade vale para você? Talvez eu esteja deixando escapar alguma coisa aqui, pois eu não consigo imaginar comentários de spam valendo qualquer coisa. Vamos apenas esperar que você não crie o texto âncora para essas observações.

17. Compra de domínio e redirecionamento/ Canonical

Comprar domínios para o seu link juice é um antigo clássico, mas eu acho que não tenho nada a acrescentar além do que Danny Sullivan escreveu sobre o assunto. Eu também sou um fã da sugestão de Rand Fishkin de comprar blogs e executá-los ao invés de acabar com eles.

Compra de domínio ainda funciona bem nos casos (raros) em que é feito corretamente. Imagino que dezenas de domínios redirecionados acabarão por trazer algum tráfego indesejado para o seu site diretamente de Mountain View, mas o combate contra o spam tem sido muito mais fácil na minha imaginação do que na realidade.

Esta lista não pretende ser abrangente, mas deve traçar um panorama dos tipos de spam que estão por aí, quais estão trabalhando e que tipos de comportamentos poderia colocá-lo em apuros.

Links de spam: não vale a pena

Tenho escrito muito deliberadamente sobre como links de spam “se parecem”. Se você acredita que black-hat SEO é errado, imoral, ou de qualquer forma desagradável está tudo bem – apenas certifique-se de que seus links white-hat não se pareçam com links black-hat. Se você acha que white-hat SEO são peões do Google, o mesmo ainda se aplica: os links não devem parecer manipulatórios.

Estou dando recomendações contra as táticas acima porque os benefícios em potencial não superam os riscos. Se o seu link building desmoronar e os seus links forem desvalorizados, há um custo significativo de tempo perdido em link building que não contam. Há também o custo de oportunidade – o que você poderia ter feito em vez disso? Finalmente, esclarecer uma punição pode tomar quantidades imensas de esforço e remover o fluxo de receita do Google no mesmo período.

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/17-types-of-link-spam-to-avoid