A Galinha Pintadinha é um DVD de músicas infantis cujos vídeos no YouTube estão entre os mais vistos no Brasil. Seu canal no YouTube possui mais de 170 MILHÕES de visualizações no vídeos publicados, e além do DVD Galinha Pintadinha 2, foram lançados o CD e o bichinho de pelúcia da Galinha Pintadinha.
Meus filhos já devem ter assistido milhares de vezes a este DVD que são animações com ilustrações simples, mas com excelente qualidade e que utilizam músicas infantis tradicionais.
No livro “A Estratégia do Oceano Azul”, os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne defendem uma tese de que a concorrência do mercado tradicional em busca de lucro resulta no “oceano vermelho” com lucros menores e alta concorrência. Eles afirmam que a estratégia deveria ser “Não concorra com os rivais – torne-os irrelevantes” e argumentam que é possível identificar nichos inexplorados de mercado e obter lucros de forma sustentável.
Vamos analisar o case “Galinha Pintadinha” do ponto de vista de SEO e Redes Sociais para compreender como a Bromélia Filmes, uma produtora de Campinas/SP, de Juliano Prado criou um oceano azul para o nicho de vídeos infantis.
Sugestões de Busca do Google e Comportamento de Busca
Ao realizar uma busca no Google, são listadas algumas sugestões relacionadas às palavras pesquisadas. No caso da palavra “GALINHA”, aparecem sugestões relacionadas à Galinha Pintadinha.
Uma pergunta importante é: “Quem faz a busca da palavra GALINHA no Google?”
Resposta: É muito provável que um pai ou uma mãe que estão ajudando o filho a fazer um trabalho de escola que precisa de imagens de animais. Como seria complicado encontrar fotos de animais em revistas como Exame, Veja e outras, ou talvez, a família nem assine mais revistas impressas, a busca no Google seria a melhor alternativa.
Ao se deparar com a sugestão “Galinha Pintadinha”, seria muito difícil resistir à curiosidade de clicar, portanto esse já é um fator de influência para gerar visitas aos vídeos no YouTube.
Você pode argumentar que a pessoa pode decidir fazer a busca apenas por GALINHA, mas vamos ver como seria o resultado dessa busca.
Resultados de Busca Universal do Google
A Busca Universal são resultados de busca que misturam imagens, vídeos, blogs, Twitter, Google Maps etc. O Google possui algoritmos que cruzam informações dos resultados de diversos bancos de dados e decide quando é adequado apresentar resultados que podem mesclar imagens e vídeos como no exemplo abaixo:
Como os vídeos da Galinha Pintadinha são os primeiros para busca no YouTube por GALINHA e possuem um número elevado de visualizações, eles são apresentados nos resultados de busca do Google. Notem que a relevância para o usuário é tão grande que os vídeos aparecem antes do Wikipedia que, em geral, domina o padrão de busca por conhecimento.
Volume de buscas de “Galinha Pintadinha”
Utilizando a ferramenta de palavras-chave, podemos notar que o volume de buscas por “Galinha Pintadinha” e “Galinha Pintadinha 2? totalizam 140 mil buscas exatas. Se somarmos todas as variações de buscas, esse número é muito maior. Isso mostra que a Galinha Pintadinha criou um NICHO de buscas próprio em torno de sua marca, que é o sonho de toda empresa.
Criando seu Oceano Azul
Olhando a tendência de buscas no Google Insights for Search, notamos que o crescimento iniciou em 2009 e em meados de 2010 a busca por “Galinha Pintadinha” aumentou drasticamente. Comparando com a busca por “Compras Coletivas”, que é uma das grandes tendências da atualidade, é possível notar que a Galinha Pintadinha vence em volume de buscas. O “detalhe” importante é que compras coletivas são o oceano vermelho com alta concorrência e lucros que tendem a baixar e muitas empresas irão fechar.
Galinha Pintadinha no Twitter
Uma simples busca no Twitter mostra que as pessoas falam muito bem do DVD, portanto a influência na decisão de ir buscar no Google sobre o tema é muito alta.
Conclusão
A lição que devemos tirar deste case é como um conteúdo de alta qualidade pode se propagar na internet sem a necessidade de um esforço de marketing tradicional que é a prática natural da estratégia de “oceano vermelho”. E para o seu negócio? Qual é o seu “OCEANO AZUL”?