Essa é a segunda e última análise do site da Americanas.com, e terá seu foco em um dos elementos mais utilizados em projetos web: a busca
Vamos iniciar a análise, lembrando que nosso objetivo é apresentar falhas em sites comuns, que utilizamos em nosso dia-a-dia e a escolha do site da Americanas foi feito ao acaso, como já trabalhei com o da Blockbuster e em breve da C&A. Ou seja, essas análises são apenas para estudos.
Página Inicial
Ao abrir o site, me deparei com uma propaganda em formato Flash:
O problema deste Flash é que ele não possui um botão fechar e ele some apenas após alguns segundos, mas eu gastei alguns segundos analisando este efeito, procurando um botão para fechar, o que me deixou um pouco frustrado ao não conseguir encontrar.
O mais legal foi que após ele desaparecer, no mesmo local ficou um link para o produto, então toda a área antes ocupada pela animação, agora ficou um link invisível, que levava para o notebook anunciado. Logo, toda a parte do menu lateral, que tinha a animação em cima, ficou inacessível.
Sistema de Busca
Neste exemplo buscarei o livro “Não me faça pensar”, um clássico livro de Usabilidade (que inclusive recomendo para quem não leu, pois ele é o ponta pé inicial para a Usabilidade. Inclusive, já fiz uma resenha desse livro em meu blog).
Ao buscar este produto, a busca me retornou exatos 475 itens da loja toda:
Ou seja, MUITA coisa. Mas resolvi fazer um teste no concorrente, vamos ver o que achamos:
Achamos apenas 2 itens, sendo que o primeiro é o que procuramos, ou seja, “a concorrência está a 1 clique de distância” muitas vezes é verdade. Mas o foco é a Americanas, vamos voltar para lá.
O grande problema da busca é o número de resultados irrelevantes. Essa é a grande diferença entre o Google e os demais buscadores: trazer o que realmente buscamos. E em uma loja virtual, quando busca 1 produto apenas, receber 474 itens a mais, é muita coisa e além de que é super chato e demorado você ter que procurar dentro dos resultados da busca, exatamente o que você pediu pro buscador te trazer.
Mas como eu sabia que “Não me faça pensar” é um livro e da categoria informática, consegui achá-lo:
Infelizmente ele estava esgotado, mas achei pelo menos.
Resolvi fazer um segundo teste, vamos buscar pelo autor do livro. O autor chama-se “Steve Krug”.
Não acontece nada. No caso, o buscador não encontrou o livro, sendo que a pouco nós o encontramos esgotado, mas vamos dar uma conferida e ver se não poderia ter digitado errado:
Não digitei errado. Como podemos ver, está correto e o nome digitado está na descrição do produto. Então, acredito que a busca não usou o critério “nome do autor”, que é um grande problema nesse caso.
Notei na navegação que, em algumas horas, o “title” da página ficava com um título estranho. Acredito que seja algum erro de variável na programação, mas veja o erro abaixo:
Outro erro que encontrei, foi este abaixo:
Fica difícil saber o que realmente pesquisei neste caso, não!?
Outro problema registrado, que encontrei ao acaso (inclusive não descobri como surgiu esse erro), foi perda de paginação ou categoria. Estava navegando e cliquei em algum lugar (ou na paginação ou nas categorias que a busca me trouxe) e me retornou esta mensagem:
Complica um pouquinho a navegação neste caso, já que não poderíamos avançar na busca do produto e assim não efetuar a compra.
Um último erro, é que ao buscar algo, perdemos a seleção e a busca nos campos, que é interessante manter de forma clara, aonde o usuário buscou e pelo que buscou:
Se prestarmos atenção, veremos que voltou para “Pesquise em todo o site” e o campo ao lado ficou em branco. Seria interessante manter a opção “Livros” aparente, pois foi o que busquei, e assim facilitará para refazer a busca.
Gostaria de agradecer a todos os comentários e e-mails que recebi do artigo anterior e fico feliz que tenham gostado.
Sempre é bom lembrarmos que devemos manter o foco nos usuários de nosso site. Quanto mais fácil, intuitivo e menos erros no sistema, mais facilmente as tarefas serão completadas e consecutivamente o retorno no investimento acontecerá.
Aproveito para convidar a todos os leitores a conhecer a nova versão do meu blog, com novos posts e interface. Em breve promoções e novas pesquisas para vocês.
Grande abraço e boa sorte galera!