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25 nov, 2020

Recurso de análise de sentimento da Microsoft agora está disponível em português

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Solução utiliza Inteligência Artificial (IA) e tem o objetivo de fortalecer o atendimento ao consumidor a partir de análise de sentimento

A Microsoft anunciou nesta semana a disponibilidade do idioma português brasileiro (PT-BR) ao serviço de Análise de Texto (Text Analytics) oferecido na plataforma de nuvem Azure. O recurso possibilita a análise de sentimento baseado em Inteligência Artificial (IA), tendo o potencial de auxiliar companhias e organizações de diferentes setores no desenvolvimento de soluções voltadas ao atendimento ao consumidor. O recurso de Análise de Texto faz parte dos Serviços Cognitivos do Azure e pode ser utilizado para qualquer entrada de texto ou áudio em combinação com a ferramenta Azure Speech-to-Text (discurso para texto) para identificar o tom dos clientes com relação à marca entre positivo, neutro ou negativo.

De acordo com João Nunes, diretor de nuvem da Microsoft Brasil, a adição do português brasileiro dentre os mais de 20 idiomas já oferecidos pelo serviço reforça o compromisso da companhia em capacitar as empresas e desenvolvedores a alcançar mais. “Sabemos a importância de conhecer e compreender o consumidor, bem como as suas necessidades. A partir da disponibilização do nosso idioma no serviço, poderemos entregar ainda mais o potencial da IA para as companhias e desenvolvedores brasileiros, aprofundando a confiança e conhecimento sobre os clientes”, comenta.

O serviço de Análise de Texto funciona com base em modelos de IA para analisar o conteúdo do texto em português por meio do Processamento de Linguagem Natural (NPL, na sigla em inglês), o que permite identificar a linguagem utilizada, palavras-chave, a companhia mencionada, as opiniões dos clientes com relação a ela, os sentimentos dos clientes no momento do atendimento ou postagens nos canais da marca.

O recurso de Análise de Sentimento avalia o texto e retorna a pontuação de confiança entre 0 e 1 para sentimentos positivos, neutros e negativos. Estes resultados podem ser exibidos em um dashboard no Power BI, plataforma de gerenciamento de dados em nuvem da Microsoft, ou em um portal que permite destacar as tendências analisadas, bem como incentivar maior envolvimento da marca com o seu público.

O Text Analytics pode ser utilizado para analisar as revisões dos clientes, postagens nas mídias sociais, conversas com os atendentes da marca em call centers, bem como em fóruns de discussão, entre outros.

“Estamos empolgados em trazer as tecnologias de Inteligência Artificial mais recentes e avançadas em termos de compreensão de linguagem natural para mais idiomas em todo o mundo. Recursos como análise de sentimento e extração de frase-chave em português brasileiro trazem sinais acionáveis e percepções de mercado para novas organizações e empresas, permitindo-lhes tomar decisões mais inteligentes e embasadas”, comenta Assaf Israel, gerente de engenharia dos Serviços de Linguagem do Azure.

A partir do lançamento do recurso em português, empresas e desenvolvedores poderão criar novas soluções que se baseiem na análise de sentimento para oferecer melhores experiências a clientes.

O serviço também tem suporte nos idiomas inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, português, holandês, sueco, norueguês (Bokmål), dinamarquês, finlandês, polonês, grego, russo, chinês, japonês, coreano, hindi, turco, entre outros.