NOTÍCIA

Versão desktop do Chrome vai ganhar modo de leitura em breve

Ainda não há previsão para a nova função chegar de vez ao Chrome.

Versão desktop do Chrome vai ganhar modo de leitura em breve
Imagem: Redação iMasters

O Google Chrome deve ganhar um modo de leitura em breve em sua versão para desktop. A informação foi dada pelo executivo do Google, François Beaufort, em sua conta do Google+. Com a opção, será possível filtrar uma página – ela já pode ser encontrada na versão móvel do próprio Chrome e em outros navegadores.

chrome

Quando ativado, o modo de leitura recarrega a página selecionada, mas exibe apenas os elementos principais. No caso de blogs, por exemplo, ele vai focar no texto do post, ocultando qualquer quadro ou barra lateral que possa tirar a atenção do usuário.

O recurso não funciona em todas as páginas e, embora não tenha sido lançado oficialmente no Chrome, já pode ser acessado em sua fase de testes. Para isso, é necessário iniciar o navegador com a flag “-enable-dom-distiller” – o que pode ser feito, no Windows, a partir da tela de propriedades do atalho do navegador.

Uma vez ativado, o modo de leitura pode ser encontrado no menu principal do Chrome com o nome “Página de conversão”. Na versão móvel, é preciso digitar o comando “chrome://flags#enable-reader-mode-toolbar-icon” na barra de endereços, tocar em “Habilitar” e reiniciar o navegador.

Ainda não há previsão para a nova função chegar de vez ao Chrome.

Com informações de Techtudo

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Mais de Redação iMasters
Ver perfil →