Carreira Dev

25 set, 2015

Vendas mundiais de PCs devem continuar em queda até 2017

Publicidade

Parece que o lançamento do Windows 10 não foi o bastante para recuperar o mercado mundial de PCs. Um relatório divulgado nesta semana pela empresa de pesquisa Gartner apontou as vendas de computadores desktop devem continuar em queda até 2017.

De acordo com as previsões da empresa, o mercado deve sofrer uma queda de 7,3% em vendas este ano – o que significa 291 milhões de unidades de PCs a menos do que no ano passado. Para 2016, a Gartner prevê que esse número se mantenha estagnado.

pc

Uma melhora no cenário só deve vir em 2017, com um aumento de 4% nas vendas e PCs ao redor do mundo. Segundo Ranjit Atwal, diretor de pesquisa da Gartner, o crescimento virá com a adoção do Windows 10 pelos clientes corporativos, o que, em média, tende a demorar um pouco mais em relação ao consumidor final.

O motivo para a queda no mercado de PCs, segundo Atwal, é que o consumidor não tem sido incentivado a comprar novas máquinas. “Os usuários estão estendendo a vida útil de seus dispositivos, ou optando por não substituí-los em definitivo”, disse.

Enquanto isso, a previsão para o mercado de telefonia móvel é otimista. A Gartner calcula que o número de vendas de celulares no mundo aumente de 1,9 bilhão em 2015 para 2 bilhões em 2017.

Com informações de Olhar Digital