Android

15 mar, 2019

Cada usuário de Android foi alvo de 31 golpes online no Brasil em 2018

Publicidade

Cada usuário de aparelhos com sistema Android teria sido alvo de, pelos menos, 31 ataques online em 2018. Isso significa cerca de 60,4 milhões de pessoas. Os dados, que fazem parte do Relatório da Segurança Digital no Brasil, produzido pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, foram divulgados pela agência Olhar Digital.

Ataques no Android

O levantamento estima que 46% dos usuários de Android no Brasil receberam, acessaram ou compartilharam links maliciosos em 2018. De acordo com o relatório, a estratégia mais utilizada pelos criminosos foi o phishing, por meio de messengers. Esse método teria sido identificado em 49,6% dos casos encontrados pelo estudo da PSafe. Essa porcentagem representa que o golpe chegou a 29,9 milhões de brasileiros.

Ainda de acordo com o levantamento, a plataforma mais usada, em 2018, para espalhar os ataques foi o WhatsApp, com 64,1% das detecções. Golpes por meio de navegadores da web ficaram na segunda posição, com 29,4%, seguidos pelo SMS, com 5,6%.

Maneiras de fisgar os brasileiros

O estudo mostrou, ainda, que três ataques online foram os mais populares na hora de fisgar os usuários. São eles:

  1. Temas de conteúdo adulto. Isso gerou 14,2 milhões de acessos e compartilhamentos de uma página falsa;
  2. Papel parede de futebol para o WhatsApp. Isso gerou compartilhamento de 13,4 milhões de links maliciosos;
  3. Convite para grupos eróticos no mesmo aplicativo. Isso permitiu alcançar 4,2 milhões de alvos, que forneceram dados pessoais e realizaram pagamentos para serviços falsos.

A empresa que realizou o levantamento registou que 75% dos homens brasileiros receberam ou acessaram links maliciosos contra 25% das mulheres, afirmou o diretor do dfndr lab, Emilio Simoni, segundo a agência.