Smartphone para deficientes visuais utiliza tela em braille
Projeto está sendo desenvolvido pelo Centro de Incubação de Inovação e Empreendedorismo, localizado no campus IIM Ahmedabad, na Índia.
O Centro de Incubação de Inovação e Empreendedorismo, localizado no campus IIM Ahmedabad, na Índia, está desenvolvendo o primeiro smartphone do mundo para deficientes visuais. O projeto é baseado em um display com pequenos pontos em relevo que podem deformar a tela do aparelho, criando uma leitura em braille do conteúdo que o celular apresenta.
Assim, deficientes visuais podem ler SMSs, e-mails e qualquer outro tipo de conteúdo escrito, graças a uma tecnologia inovadora que eleva o conteúdo da tela do smartphone para transformá-lo em padrões “tocáveis”. “A resposta durante o teste tem sido muito grande. Ele vem mais como um companheiro do que como um telefone para o usuário. Pretendemos fazer versões mais avançadas do smartphone no futuro”, disse Sumit Dagar, um dos principais responsáveis pelo projeto.
Além disso, o aparelho utiliza uma tecnologia chamada Shape Memory Alloy, que é baseada no conceito de que metais voltam ao seu formato original. Ou seja, eles podem expandir e retornar à sua forma após a utilização. O telefone possui uma tela com pinos que se movem para cima e para baixo automaticamente. Sua grade tem um display em braille onde os pinos representam uma letra. Todos os outros elementos serão exatamente como em qualquer outro aparelho. “Criamos o primeiro smartphone em braille do mundo”, afirma Sumit Dagar.
Ainda não há previsão de lançamento ou nenhuma informação sobre valores. O projeto está sendo financiado através de um programa bienal da Rolex Awards, que escolhe cinco pessoas em todo o mundo para receberem investimentos para a realização de seus projetos.
Com informações de Techtudo
Internet: Google vai melhorar conexão em Cuba
Google e Cuba assinam parceria para melhorar internet na ilha da América Central. Internet móvel foi ampliado nos últimos anos, mas custo é alto.







Redação iMasters





