NOTÍCIA

Representantes dos principais browsers se reúnem em Silicon Valley

Representantes de Microsoft (Dean Hachamovitch ), Opera (Christen Krogh), Mozilla (Mike Shaver ) e Google (Sundar Pichal ) se encontraram na noite da última quinta-feira em Silicon Valley para um painel chamado “Browsers are Hot Again!” (algo como “Browsers estão na moda de novo!”), moderado pelo colunista da Businessweek Steve Wildstrom.

O evento aconteceu na hora certa, já que nunca houve uma competição tão acirrada no mercado dos browsers. O Google recentemente divulgou a versão oficial do Chrome e, de acordo com Michael Arrington, do TechCrunch, o Release Candidate do IE 8 deve sair em duas semanas.

A ausência marcante do evento foi a Apple, mas o Safari, navegador da empresa, foi mencionado várias vezes como uma importante plataforma mobile.

A maior parte da discussão do painel foi centrada no ecossistema dos browsers, incluindo add-ons, concordância com padrões e segurança. Os palestrantes admitiram que os desenvolvedores web têm mais trabalho hoje do que tinham há alguns anos por terem que criar para mais de um browser. Mas como o Firefox e outros ganharam market share, a competição se acirrou, acelerando o desenvolvimento e a evolução do javascript↳JavaScript116 conteúdosJavaScript em 2020: O que esperarDev (Back & Front) · jan 2020Campos públicos e privados em classes JavaScript – O que vem por aí no ESNextDev (Back & Front) · abr 201929 anos de JavaScript!Dev (Back & Front) · jan 2025Ver tudo em Dev (Back & Front) → e outras linguagens e padrões. Krog, do Opera, acredita que a próxima batalha será no campo mobile.

Um participante pediu aos palestrantes que descrevessem a essência de cada browser. Krog, do Opera, disse que a empresa quer fornecer um browse de acordo com os padrões que funcione em qualquer dispositivo conectado à internet. Pichal, do Google, disse que a prioridade é a velocidade (do javascript). Shaver, da Mozilla, afirmou que o Firefox coloca a web em primeiro lugar, além de criar padrões no maior número de linguagens possível para garantir que ninguém fique de fora da internet.

Hachmovitch confirmou que a Microsoft não tem planos de construir versões do Internet Explorer para Linux↳Linux34 conteúdosKali Linux em um Servidor VPS: como, quando e por que usar?DevSecOps · dez 2024Construindo um Windows Service ou Linux Daemon com Worker Service & .NET Core – Parte 2Dev (Back & Front) · jul 2020Criando uma WebApi utilizando .NET, Linux e VSCodeDev (Back & Front) · ago 2019Ver tudo em DevSecOps → ou Mac. Já Pichal, do Google, disse que o Chrome para Mac deve chegar logo.

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Mais de Redação iMasters
Ver perfil →