A Red Hat, fornecedora em soluções de código aberto, anunciou ontem sua aprovação e apoio para o Advanced Message Queuing Protocol (AMQP), um protocolo de integração aberto para mensagens comerciais.
Como membro fundador do grupo AMQP, a Red Hat tem sido um líder no estabelecimento do AMQP como o primeiro protocolo aberto de mensagens padrão. A empresa fez contribuições fundamentais para o protocolo desde seu início, inclusive desempenhando um papel ativo no desenvolvimento e na edição da especificação AMQP.
Essas contribuições decorrem do fato de a Red Hat acreditar que o padrão AMQP estende interoperabilidade dentro e fora da empresa. A Red Hat tem sido um investidor significativo no AMQP desde que o protocolo foi proposto. A empresa acredita que o AMQP é um componente crítico de infraestrutura para soluções futuras que exigem integração para estender para além das fronteiras tradicionais da empresa, que outrora foram o foco dos fornecedores de legado. A Red Hat também sente que o AMQP 1.0 vem se firmando recentemente, juntamente com a incorporação do grupo de trabalho AMQP dentro da recém-constituída OASIS AMQP Member Section, que são marcos importantes na evolução desse protocolo de Internet para mensagens de negócios, mostrando sua relevância para a empresa.
O grupo AMQP realizou um evento de lançamento ontem, dia 12, em Nova York, com uma apresentação do grupo Deutsche Börse, cliente da Red Hat. A Eurex é uma modificação derivada da Deutsche Börse, implantada pela Red Hat como uma integração de estruturas para seu sistema de risco AMQP-based.
“O uso do AMQP pela Deutsche Börse é uma grande ilustração do poder do protocolo”, observa Carl Trieloff, diretor técnico da Red Hat e antigo contribuinte do grupo AMQP. “Isso destaca os benefícios de um protocolo aberto de mensagens e os benefícios comerciais que são derivados do fomento da interconectividade. Sem quaisquer problemas de conexão, a Deutsche Börse, que tem mais de 100 membros, provou que esta é uma solução premiada. Agora, como parte da iniciativa do padrões OASIS, esperamos que o apelo de soluções baseadas em mensagens AMQP tenham um crescimento significativo”.
Enquanto a popularidade das mensagens abertas continua a crescer, o mesmo acontece com o apoio da Red Hat do padrão AMQP, exemplificado por significativas novas melhorias que foram feitas para os produtos da empresa JBoss Enterprise SOA Platform e JEE Application Server. Esses produtos suportam agora a Red Hat Enterprise MRG Messaging – construída sobre AMQP, reforçando, assim, a ESB e a interoperabilidade do serviço de dados com plataformas não-Java, como aplicações escritas em linguagens como a .NET ou C++. O compromisso da empresa para com o AMQP também foi exibido no ano passado, quando a Red Hat lançou clientes APIs que abstraem a partir da versão básica do protocolo AMQP. Isso é projetado para facilitar a transição dos clientes para AMQP 1.0 e oferecer a possibilidade de transitar entre diferentes versões quando elas estiverem disponíveis.
“A confirmação do AMQP como um padrão e um protocolo aberto para a comunicação baseada em mensagens é um marco importante para os clientes e para a tecnologia da informação como um todo”, disse Craig Muzilla, vice-presidente e gerente geral da Red Hat. “Acreditamos que a adoção de sistemas baseados em mensagens vão ganhar impulso agora que os clientes irão se comunicar de forma mais rápida e não se sentirão presos a um sistema lento. A Red Hat está comprometida com a AMQP, e nós incorporamos o seu uso a nossas mensagens e a outras soluções de middleware para a JBoss”.
Com informações de Red Hat


