Arquitetura de Informação

10 abr, 2019

Prédio onde Alan Turing ajudou a quebrar código dos alemães na Segunda Guerra Mundial vai virar Instituto de Tecnologia, diz Microsoft

Publicidade

A Microsoft anunciou por meio da sua conta no Twitter uma iniciativa para criar um novo Instituto de Tecnologia na Europa. O Prédio onde Alan Turing ajudou a quebrar o código dos alemães na Segunda Guerra Mundial será transformado em centro tech.

Prédio de tecnologia

O local onde funcionou a sede dos decifradores de código sofrerá a intervenção por meio de um consórcio que inclui a Microsoft. A iniciativa recebeu recursos do governo britânico para transformar parte de Bletchley Park em um Instituto de Tecnologia que ensinará habilidades digitais.

As organizações envolvidas receberam 28 milhões de libras esterlinas para reformar o Bloco D. No local trabalharam Alan Turing e a famosa máquina Enigma. A expectativa é que cerca de 1.000 alunos com 18 anos ou mais frequentem o Instituto todos os anos.

O consórcio usará os recursos para criar uma instalação de última geração. O prédio contará com equipamentos de ponta e terá acesso às pesquisas mais recentes de parceiros universitários. A ideia é antecipar as habilidades que os empregadores exigirão no futuro.

Princípio da Programação

Alan Turing foi o autor do princípio da programação que deu origem aos computadores. Além disso, ele foi responsável pelos sistemas binários que usamos até hoje em dispositivos eletrônicos, de computadores a celulares. Ele era um gênio da matemática, que ajudou a Segunda Guerra Mundial a chegar ao fim. Isso, porque ele possibilitou, com seus cálculos, uma enorme vantagem da Inglaterra sobre a Alemanha, ao criar uma máquina que decifrava códigos e enigmas dos alemães.

Alan Turing chegou a ser preso e castrado pelo governo do Reino Unido, por ser homossexual. Anos mais tarde, ele se suicidou em decorrência de depressão. Foi impedido de trabalhar e não teve reconhecimento por seus feitos, que beneficiaram a história mundial da tecnologia e da sociedade.

Quem foi Alan Turing

Alan Mathison Turing nasceu em Paddington, na região de Londres, em 23 de junho de 1912. Ele morreu em Cheshire East, em 7 de junho de 1954. O matemático era também criptoanalista, lógico e cientista da computação.

Foi influente no desenvolvimento da ciência da computação. Além disso, foi importante na formalização do conceito de algoritmo e computação, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno. Ele foi também pioneiro da inteligência artificial e da ciência da computação. É conhecido como o pai da computação.