Front End

23 jul, 2018

Pinterest lança versão PWA (Progressive Web App) global da plataforma

Publicidade

Com 75% das novas contas vindo de fora dos Estados Unidos – assim como a maior parte da base de usuários –, o Pinterest começou no ano passado a transformar seu site mobile em um Progressive Web App (PWA), um híbrido entre página web e app de celular, para tornar a plataforma mais acessível globalmente. Atualmente, o PWA é a principal fonte de cadastros de novos membros na ferramenta, com um aumento de 843% no período de um ano.

Mercados em desenvolvimento representam uma crescente parte da base geral de usuários. Por exemplo, o Pinterest cresceu 50% no Brasil no ano passado e mais de 90% na Índia. O PWA faz o uso mais rápido e fácil da plataforma para pessoas que não têm acesso à internet rápida, como em smartphones com pouca memória e planos de dados limitados.

O Pinterest usou sua biblioteca de interface de usuário open-source, a Gestalt, para criar páginas que tenham a cara do Pinterest. Agora, o website mobile suporta:

  • Adicionar ícone na tela inicial;
  • Notificações em push;
  • Atividades básicas, o que significa que você pode ainda navegar e carregar páginas mesmo sem conexão.

O Pinterest também adicionou ferramentas já existentes na versão web, como:

  • Suporte para idiomas lidos da direita para a esquerda;
  • Modo noturno.

O Pinterest sabe que usuários em todo o mundo amam ver ideias para experimentar na vida real, seja um look de verão ou uma receita criativa. Tornar o website mobile mais rápido e fácil de usar significa que mais pessoas poderão descobrir inspirações, desde moda na Índia, até receitas no Brasil.

Vale lembrar que o número de usuários ativos semanalmente no website mobile cresceu 103% no período de um ano, com aumento de 156% no Brasil e 312% na Índia e cerca de 1 milhão de pessoas usam, semanalmente, o PWA do Pinterest a partir da tela inicial.