Gadgets

17 jan, 2017

Nova placa da Raspberry Pi tem foco em aplicações industriais

Publicidade

Nesta semana, a Raspberry Pi lançou uma placa computacional mais barata do que a anterior. Chamada de Compute Module 3, a placa não foi construída para ser usada em casa ou na escola, mas é voltada para aplicações industriais.

Para utilizá-la, os compradores terão primeiro que desenvolver um produto com um slot na placa de circuito para acomodar a nova placa da Raspberry, e isso, de acordo com Eben Upton, criador do produto, vai levar tempo, conforme divulgado pelo site PC World.

O Compute Module 3 tem o mesmo processador quad-core de 64-bit Broadcom BCM2837 e 1GB de RAM da Raspberry Pi 3, mas tem menos da metade do tamanho da sua antecessora e não vem com conectividade Ethernet, USB, SD Card ou Wi-Fi.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/raspberry-pi-lanca-pixel-novo-ambiente-de-desktop/,https://imasters.com.br/noticia/raspberry-pi-3-ganha-suporte-para-lte-com-novo-chip/]

Os sinais para esses conectores ausentes aparecem todos em um conector na ponta que se encaixa em um socket SODIMM, tipicamente usado para upgrades de memória em laptops, permitindo que desenvolvedores de produtos industriais escolham quais entradas querem expor nos seus produtos, e quais funções querem embutir nelas. Isso quer dizer que elas podem ser incorporadas de diferentes formas em robôs, máquinas industriais e outros aparelhos.

Segundo o anúncio oficial, a Compute Module 3 é entre 10 e 12 vezes mais poderosa que a anterior, mas com o desempenho no ápice, ela “suga” muito mais energia. A nova placa é vendida por entre US$ 25 e US$ 30.