No Brasil, apesar de ser pagar caro por um smartphone, ele normalmente não oferece apps pagos. Mas o cenário está prestes a mudar, já que ontem a Nokia anunciou que a Ovi Store vai oferecer aplicativos pagos no Brasil ainda neste ano.
A informação foi divulgada por Fábio Ranieri, gerente de vendas da Nokia, na Bossa Conference em Manaus. A Ovi Store brasileira trará apps pagos atualmente disponíveis em outros países. Além disso, a empresa espera criar oportunidades para desenvolvedores criarem mais aplicativos brasileiros e em português para a loja. A iniciativa faz parte dos planos da Nokia de expansão da Ovi Store.
As operadoras Vivo e Claro já colocaram seus portais de aplicativos no ar, e as fabricantes Samsung e LG prometem fazer o mesmo em breve.
A Ovi Store estará disponível também em celulares mid-range: todos os futuros celulares com S40 e S60 já virão com a loja virtual da Nokia.
De acordo com o executivo, os apps poderão ser pagos de duas maneiras: via cartão de crédito ou através da operadora móvel, e as opções estarão disponíveis tanto para clientes pós-pagos (que receberão a cobrança na conta) como para clientes pré-pagos, nos quais o preço do app será descontado dos créditos. Esses tipos de pagamento já são usados pela Claro e pela Vivo desde o início do ano suas lojas de aplicativos, mas com oferta bem limitada.
Com a iniciativa, a Nokia enfrenta os desafios de se unir com as operadoras para oferecer os aplicativos e adaptá-los às leis brasileiras, ou seja, traduzir termos de serviço para português e regular quanto imposto será pago por cada app.
A Ovi Store foi lançada em maio de 2009.
Com informações de Gizmodo