Software

31 out, 2013

Mozilla e Opera darão suporte para Windows XP após prazo da Microsoft

Publicidade

Mozilla e Opera resolveram seguir os passos do Google ao manterem o suporte para o Windows XP, depois que a Microsoft parar de fazê-lo em 8 de abril de 2014.

XP

Em um comunicado enviado por e-mail ao TRPro, Johnathan Nightingale, VP do Firefox, disse que a empresa não tem planos de descontinuar o suporte para o XP depois da data limite da Microsoft. A Opera Software, por sua vez, disse ao PCPro que vai suportar o XP enquanto o sistema operacional permanecer popular entre seus usuários.

Diferentemente do Google, que já alegou que vai liberar atualizações regulares e patches de segurança para o Windows XP até abril de 2015, Mozilla e Opera não disseram por quanto tempo suportarão a plataforma.

A Microsoft já avisou várias vezes que permanecer com o XP pode levar a riscos de segurança devido à ausência de atualizações e patches regulares. Apesar disso, o sistema continua relativamente popular entre empresas e consumidores.

Segundo a empresa de web analytics NetMarketShare, 31,4% dos usuários de PC monitorados em setembro estavam utilizando Windows XP – o segundo SO mais usado nesse mês, atrás apenas do líder Windows 7 (46,39%). Em relação a empresas, um recente estudo da IDC revelou que 28% dos 750 executivos e profissionais de TI entrevistados ainda vão migrar suas aplicações para o Windows 7.

Com informações de Techradar