NOTÍCIA

Mac responde por 5% dos computadores no mundo

De acordo com números recentes da consultoria Needham & Co para o mercado mundial de computadores, pela primeira vez em 15 anos, os computadores da Apple chegaram à marca de 5% do setor.

Os cálculos do analista Charlie Wolf mostram boa perspectiva de vendas dos computadores Mac. A linha de PCs da maçã avançou 24,6% no último trimestre. Em comparação, o mercado geral de PCs cresceu 5,3% no mundo. A Apple conseguiu ter crescimento quase cinco vezes maior do que o geral do mercado.

Em sua análise, Wolf diz que era esperada a canibalização de PCs por parte do iPad, apresentado no ano passado e renovado em 2011 com direito à câmera e a desenho industrial diferente. Porém, o que tem se verificado é a canibalização que o tablet da Apple realiza não nos Macs, mas nos computadores rodando Windows. Quem levou a pior com a chegada do iPad foi a Microsoft; o OS X da Apple continua no mesmo nível de participação de mercado de outrora.

O crescimento do Mac foi ainda maior no campo dos computadores corporativos. Nesse mercado, o avanço esteve em 43,8%, contra somente 4,8% nos computadores para uso pessoal e doméstico.

Por Thássius Veloso

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Mais de Redação iMasters
Ver perfil →