NOTÍCIA

Japoneses desenvolvem cartão microSD com interface Wi-Fi

Na semana passada, durante o Wireless Japan 2009, a operadora de telefonia japonesa KDDI apresentou no evento dois modelos de cartões microSD bastante incomuns: em vez de chips de memória flash, eles contêm interfaces de rede sem fio (Wi-Fi). Os produtos foram desenvolvidos para fazer um “upgrade” em celulares sem Wi-Fi, possibilitando acesso mais rápido à internet.

Os cartões possuem o tamanho exato de um microSD convencional (11 × 16 × 0.7 mm) e foram desenvolvidos por duas empresas japonesas: a Mitsumi Electric e a Renesas Technology, antiga divisão de semicondutores da Hitachi. Nos dois modelos as antenas internas ocupam um terço da área do cartão.

Os cartões operam nos padrões 802.11 b/g e têm baixíssimo consumo de energia: o modelo da Mitsumi usa um chipset da Atheros que, segundo o fabricante, poderia operar por mais de 100 horas em uma chamada VoIP antes de drenar uma bateria típica de celular.

A novidade pode lembrar um produto de uma empresa norte-americana: os cartões SD Eye-Fi. Além da memória flash para armazenamento de dados (entre 2 e 4 GB), o Eye-Fi tem uma interface Wi-Fi para “esvaziá-la” periodicamente em um PC próximo ou na internet. Com eles, é possível mandar fotos diretamente da máquina digital para sites como o Flickr, por exemplo.

Mas o funcionamento é diferente: o Eye-Fi é completamente invisível para o aparelho e a comunicação é unidirecional – dele para o PC ou site. Já os cartões da KDDI são interfaces de rede completas, e transformam um celular comum (desde que compatível) em um aparelho “sempre conectado”, como se tivesse Wi-Fi embutido de fábrica.

Ainda não foram definidos preço nem data de chegada ao mercado. Como a maioria dos produtos japoneses, o MicroSD da KDDI pode demorar para chegar ao ocidente ou mesmo nunca ser lançado fora do Japão.

Via Geek

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Mais de Redação iMasters
Ver perfil →