NOTÍCIA

Internet banking cresce 55%

O volume de transações via internet banking realizadas por pessoas físicas aumentou de 2,04 bilhões em 2004 para 3,16 bilhões em 2005, o que representa um salto de 55% de um ano para outro.

Já o número de operações feitas via office e internet banking por pessoas júridicas cresceu de 1,8 bilhão para 2,6 bilhões de 2004 para 2005, um aumento de 44%.

As estatísticas foram apresentadas hoje pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e fazem parte do estudo anual “O setor bancário em números”.

Para Luis Alberto Villaça, vice-presidente da Febraban, a “internetização” das transações bancárias é uma tendência relevante no segmento, uma vez que isso traz comodidade aos clientes e eficiência para as instituições.

Apesar do crescimento, as operações pela web (pessoas física e jurídica) ainda representam 16,6% em relação à origem de transações. A maior participação é do auto-atendimento, com 30,7%, seguida por transações automáticas de origem interna (tarifas, taxas, IOF, CPMF), com 24,6%, e transações nas caixas de agências, com 10,6%.

Em relação à terceirização, os serviços de telecomunicações lideram o ranking, com 68%, seguidos por serviços de impressão (62%), processamento de cartões (52%), e projetos e deseolvimento de aplicativos (52%).

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Mais de Redação iMasters
Ver perfil →