Notícias

2 out, 2023

Inteligência Artificial: estado brasileiro irá incluir disciplina no currículo escolar

Publicidade

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí anunciou que irá implementar a disciplina de Inteligência Artificial no currículo das escolas da rede pública estadual de ensino.

Na última semana do mês de setembro, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve reunido com o líder norte/nordeste da Amazon Web Services (AWS), Ronaldo Abath, e o gerente de programas da AWS, Rubem Saldanha. A plataforma de serviços de computação em nuvem é a nova parceira da Seduc na implementação da disciplina Inteligência Artificial no currículo das escolas da rede pública estadual de ensino.

Falta de conhecimento faz empresas reduzirem investimentos em inteligência artificial

No primeiro semestre de 2023, o Governo fez o lançamento do Seduc Tec, programa de expansão da educação profissional, técnica e tecnológica e passou a ofertar o curso técnico de desenvolvimento de sistemas, com ênfase em Inteligência Artificial e programação de jogos. O curso está acontecendo em 133 escolas, com 5.506 estudantes da 1ª série do Ensino Médio matriculados.

Plataforma utiliza big data, inteligência artificial e social listening para descobrir as preferências e escolhas do consumidor em tempo real

“A iniciativa agora ganha o reforço de peso da Amazon Web Services (AWS), com a inserção do módulo de Computação em Nuvem nos cursos de desenvolvimento de sistemas, com ênfase em Inteligência Artificial e programação de jogos ofertados pelo Seduc Tec.

Os estudantes da nossa rede farão o módulo de Computação em Nuvem na plataforma educacional da Amazon e terão no seu currículo uma certificação com assinatura dessa grande Big Tech. Ainda dentro dessa parceria, teremos a formação dos nossos professores para que eles possam orientar os alunos durante o uso da plataforma”, explicou o secretário.

Além da Amazon, não é de hoje que grandes empresas miram seus investimentos em Inteligência Artificial. O iMasters publicou que desde 2015 havia interesse do Facebook, por exemplo, em avançar na área de IA, como você pode ler neste atalho.

Aproveite e assine a Newsletter do iMasters. Acesse a nossa home em imasters.com.br e desça até o final da página. Lá, você encontrará o espaço para colocar o seu e-mail e entrar na nossa lista de transmissão, como mostra a imagem a seguir.