Gadgets

8 jan, 2015

Intel apresenta dispositivo com Bluetooth do tamanho de um botão

Publicidade

Na feira CES, a Intel apresentou um microdispositivo conectado do tamanho de um botão. Chamado de Curie, ele foi desenvolvido para conectar objetos como roupas, joias, óculos e relógios à Internet.

O módulo conta com o System on a Chip (SoC) Quark SE de 32 bits, RAM estática, Bluetooth de baixo consumo energético, um circuito de recarga de bateria (PMIC), acelerômetro e giroscópio, além de uma memória flash de 384kB.

Sobre esse hardware roda o sistema open-souce Viper, que pode reunir as informações captadas pelos sensores e usá-las para coisas como reconhecimento de atividade ou monitoramento de passos.

A Intel informou que planeja se aliar a marcas de luxo para criar tecnologias vestíveis com integração ao Curie, como os óculos da Oakley e os relógios da Fossil. A Intel já tem parcerias com a criadora de óculos Luxottica e com a Vuzix (a Intel comprou US$ 25 milhões em ações dessa empresa nesta semana), que fabrica óculos inteligentes.

De acordo com a Intel, o objetivo do Curie é eliminar a dificuldade que as empresas têm em criar tecnologias vestíveis, uma vez que precisam de um hardware muito pequeno e conectado.

O Curie tem um SDK próprio e as informações são enviadas para o micro dispositivo por Bluetooth.

O gadget comerá a ser vendido no segundo semestre deste ano.

Com informações de Info