Marketing Digital

21 jun, 2018

Instagram lança IGTV, a plataforma que vai concorrer diretamente com o YouTube

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O Instagram lançou o IGTV, sua plataforma dedicada exclusivamente a vídeos e que concorrerá diretamente com o YouTube. Mas apesar da concorrência, as duas plataformas têm muitas diferenças.

Ao contrário do Youtube, o feed do IGTV é exclusivo para mobile. Então, ainda que você consiga subir vídeos pelo PC, você não conseguirar assisti-los.

O IGTV só aceita vídeos feitos na vertical, com proporção mínima de 4:5 e máxima de 9:16. Já o YouTube aceita os dois formatos e adapta o player de acordo com cada vídeo.

Enquanto no YouTube já é posssível monetizar os vídeos, no IGTV ainda não existe essa possibilidade. Kevin Systrom, o brasileiro co-fundador do Instagram, pontuou que, por enquanto, o objetivo da empresa é atrair criadores de conteúdo, para só depois começar a pensar em publicidade e formas de gerar renda para a rede social e para os canais.

No que se refere às semelhanças das plataformas, em ambas é possível fazer transmissões ao vivo e cada usuário precisa ter seu próprio canal para fazer upload de conteúdo (no caso do IGTV, esse canal funciona separadamente do perfil no Instagram). E quanto mais famoso o canal, mais recursos o serviço oferece, como o tempo de duração dos vídeos que se pode fazer o upload. No IGTV, usuários comuns podem subir vídeos de até 10 minutos e os verificados de até 60. No YouTube, esse limite é de 15 minutos e 12 horas, respectivamente.

Os aplicativos

Ao abrir o IGTV pela primeira vez e fazer login, o usuário dá de cara com uma tela repleta de vídeos. Na parte superior, imagens de algum conteúdo selecionado pelo app que esteja em alta sendo reproduzido sem som. Abaixo, outros vídeos populares separados em cards.

Ao abrir o YouTube no celular, por sua vez, o que o usuário vê é uma lista de vídeos em cards, nenhum sendo reproduzido automaticamente. As recomendações são feitas com base no seu histórico de navegação e interesse registrado pelo Google no próprio YouTube ou no Chrome.

O IGTV possui quatro abas principais:

  • “Para você”, mostrando sugestões com base nas suas curtidas e contas que você segue;
  • “Seguindo”, com o conteúdo dos canais que você segue;
  • “Populares”, com conteúdo em alta entre todos os usuários; e
  • “Continuar assistindo”, com seu histórico de visualizações.

Já o YouTube tem:

  • “Início”, com sugestões baseadas nos seus interesses;
  • “Em alta”, com vídeos populares entre todos os usuários;
  • “Inscrições”, com o conteúdo produzido pelos canais em que você se inscreveu;
  • “Caixa entrada”, com mensagens trocadas entre você e amigos pelo app; e
  • “Biblioteca”, que abriga o seu histórico de visualizações, os vídeos que você subiu, compras e playlists.

Ao selecionar um vídeo para ver no IGTV, você vai perceber que ele começa a ser exibido na parte de cima da tela sem som. Para abrir o vídeo em tela cheia, é preciso tocar na parte de cima. O player exibe opções para curtir, comentar ou enviar como mensagem aquele conteúdo.

Já no YouTube, ao tocar num vídeo para ver no app, o conteúdo começa a ser reproduzido com som e num player menor, no topo da tela. Dá para ver também comentários e vídeos recomendados logo abaixo. Tocando no player, é possível conferir um botão que preenche a tela do celular com todo o vídeo.

Ainda é cedo para dizer qual dos dois é “melhor” e dá  para perceber que a proposta dos dois serviços é diferente. O IGTV é mais focado no mobile e pertence a rede social que mais tem influenciadores no mundo. O YouTube é, ainda, a principal referência quando o assunto é vídeo na internet, deixando para trás muitos competidores, como o Vimeo e até mesmo o Facebook.

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Com informações de Olhar Digital