Hackers criam rede alternativa de telefonia celular GSM na Holanda
No evento Hacking At Random 2009 (HAR 2009) em Vierhouten, na Holanda, começou a operação da primeira rede de telefonia celular GSM baseada em software Open Source↳Open source71 conteúdosComo o Open Source Está Liberando o Poder da Automação para TodosDev (Back & Front) · out 2025Código aberto: programadores criam software da NASA sem saberDev (Back & Front) · abr 2021N8N: O que é a ferramenta open source que está revolucionando a automação em TI?Dev (Back & Front) · dez 2025Ver tudo em Dev (Back & Front) →. A ação começou nas mãos do hacker alemão Harald Welte, tudo com a permissão das autoridades locais. A “operadora” chegou a registrar 391 “assinantes” durante os quatro dias do evento.
A estrutura foi baseada em dois transmissores (BTS – Base Transceiver Station) amarrados ao topo de uma árvore e conectados a um controlador (BSC – Base Station Controller), na verdade um PC rodando o software OpenBSC, desenvolvido pelo próprio Harald. Quando um celular entrava ao alcance da rede, recebia uma mensagem SMS com um código, que deveria ser registrado em um website. A partir daí, o usuário era livre para fazer e receber chamadas.
Harald afirmou que potência dos transmissores era baixa, a pedido das autoridades, mas, mesmo assim, a cobertura do sinal foi considerada muito boa, englobando quase todo o local do evento. O software também se mostrou funcional e razoavelmente estável, apesar de alguns “segfaults” a cada três ou quatro horas.
Via Geek
Logitech traz o G305 X Superlight ao Brasil com 130 horas de bateria
Logitech começou a vender o G305 X Superlight no mercado brasileiro em 16 de setembro. O preço sugerido ficou em R$ 449,90.







Redação iMasters





