Android

26 out, 2018

Google encerrará notificações por proximidade no Android após reclamações de SPAM

Publicidade

O Google anunciou que vai encerrar a função Nearby no Android no dia 6 de dezembro. Lançado em 2015, o recurso exibe notificações de acordo com a localização do usuário e deveria ajudar a descobrir informações relevantes e pontos de interesse. No entanto, o que se viu foi a utilização da ferramenta para envio de propagandas.

De forma geral, a funcionalidade funcionava da seguinte forma: sempre que o usuário passava por um local, o seu smartphone exibia uma notificação com um link da web ou aplicativo.

No Brasil, o recurso não chegou a ser utilizado em muito lugares, mas diversas lojas adotaram o Nearby para enviar promoções e propagandas de seus aplicativos para os usuários do Android.

Em uma publicação no blog de desenvolvedores do Android, o Google explicou que sua visão inicial era que o Nearby fosse usado para ajudar pessoas em pontos de ônibus, museus e outros estabelecimentos.

No entanto, diante do aumento no número de reclamações, a empresa optou encerrá-la porque as notificações não “satisfizeram os critérios de experiência de usuário desejado”.

Ainda segundo o Google, a única mudança para os usuários é que eles vão parar de ver as notificações do Nearby no dia 6 de dezembro. Já os desenvolvedores, embora não poderão mais lançar alertas para qualquer aparelho na proximidade, terão a opção de incorporar os recursos nos seus próprios aplicativos através da APIs já disponíveis pelo Google. Ou seja, o Nearby passaria a valer somente, na prática, para quem já tem um app do estabelecimento.