Desenvolvimento

5 jun, 2017

GitHub divulga pesquisa sobre uso de software Open Source

Publicidade

O GitHub realizou uma pesquisa sobre projetos open source e publicou os resultados da análise de dados. O interesse maior era saber como os desenvolvedores se relacionam com o open source, qual o papel da documentação e o nível do impacto de interações negativas que aparecem nos projetos.

Os autores da pesquisa condensaram suas descobertas em alguns pontos:

  • Documentação é muito valorizada, mas frequentemente deixada de lado, além de ser um meio para estabelecer comunidades inclusivas e acessíveis.
  • Interações negativas são infrequentes ,mas muito visíveis, com consequências para a atividade do projeto.
  • Open source é usado em todo o mundo, mas os contribuidores não estão tão espalhados assim.
  • Usar e contribuir para projetos open source acontece geralmente durante o trabalho.
  • Open source é o padrão ao escolher um software.

Entre os problemas encontrados em projetos open source, a pesquisa descobriu que a questão mais irritante é documentação confusa ou incompleta (>90%), seguido de pouca resposta (aprox. 80%). Respostas arrogantes (55%), conflitos (45%), rejeições não explicadas (33%) e conteúdo ou linguagem não apropriada (cerca de 15%). Claramente, há um problema de documentação nos projetos, e isso talvez tenha relação com o amor do desenvolvedor pelo código, mas não por escrever a documentação.

Sobre documentação, especificamente, 90% dos respondentes reclamaram que a maior parte das documentações é incompleta ou desatualizada. Além disso, 60% deles diz que nunca ou raramente escreve qualquer documentação. Sendo um problema tão recorrente, GitHub recomenda que os seus usuários ajudem os mantenedores dos projetos corrigindo, fazendo updates ou adicionando documentação quando eles encontrarem essas questões.

A licença de um projeto pode ser fator determinante para 67% dos usuários, quando precisam decidir se contribuirão com um projeto. Ao decidir se usarão um projeto, 64% dizem que consideram a licença muito importante. Em ambos os casos, cerca de dois terços dos usuários valorizam o tipo de licença, considerando muito importante.

Outra descoberta da pesquisa é que usar open source no trabalho é importante (94%), e que ele é considerado mais seguro que as soluções proprietárias (58%). No entanto, poucos (30%) confiam na estabilidade do software open source e 36% dos respondentes não gosta da usabilidade. Apesar disso, 72% das pessoas que responderam à pesquisa ainda começam suas pesquisas pelo open software quando estão procurando um novo software.

A análise da pesquisa traz mais detalhes sobre como projetos open source são utilizados hoje, incluindo interações, inclusividade e uso no trabalho, entre outras questões. É possível baixar todos os dados (ZIP).

A metodologia da pesquisa utilizou 5.500 respondentes escolhidos de forma aleatoriamente, que estavam envolvidos em 3.800 projetos no GitHub, bem como outros 500 respondentes não aleatórios, selecionados de outras comunidades.