NOTÍCIA

Facebook quer que você leia notícias dentro da rede social

O Facebook tem conversado com publicações, como Buzzfeed e The New York Times para exibir seus conteúdos diretamente de dentro da rede social.

Facebook quer que você leia notícias dentro da rede social
Imagem: Redação iMasters

O Facebook tem conversado com diversas publicações, como Buzzfeed, National Geographic e The New York Times para exibir seus conteúdos diretamente de dentro da rede social. Assim, não seria necessário clicar em links para abrir um navegador e só então poder ler o material.

De acordo o The New York Times, os artigos de notícias no Facebook são linkados ao próprio site da editora, e são abertos em um navegador web, normalmente levando cerca de oito segundos para carregar. O Facebook acha que isso é muito tempo, especialmente em um dispositivo móvel, e que, quando se trata de capturar os olhos dos leitores, milissegundos são importantes.

facebook

A iniciativa também poderia incluir esquemas de divisão de receitas. As habituais propagandas que os editores colocam em seus artigos seriam removidas e substituídas por um único anúncio em formato personalizado para cada história.

Além de hospedar conteúdo diretamente no Facebook, a empresa está conversando com os editores sobre outras formas técnicas para acelerar a entrega dos seus artigos, segundo o jornal.

Edward Kim, executivo-chefe da empresa de análise e distribuição SimpleReach, disse ao NYT que há muitas implicações para os editores nesse projeto. “A questão se resume a como o Facebook irá estruturar isso, e em como eles podem garantir que é uma vitória para ambos os lados”, disse ele.

Algumas organizações de notícias reagiram friamente à proposta, ainda de acordo com o jornal. Vários funcionários do The Guardian, por exemplo, têm sugerido informalmente para colegas de outras publicações que os editores devem se unir para negociar acordos que funcionem para toda a indústria, e devem manter o controle de sua própria publicidade – quer o conteúdo esteja hospedado no Facebook ou não, disse uma pessoa com conhecimento das discussões.

Com informações de Info

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Mais de Redação iMasters
Ver perfil →
Leia também