Arquitetura de Informação

11 abr, 2019

EUA: Parlamentares sugerem lei para eliminar algoritmos preconceituosos

Publicidade

Parlamentares dos Estados Unidos sugeriram uma lei sobre algoritmos. Nela, grandes empresas de tecnologia teriam que eliminar qualquer tipo de preconceito em seus códigos. De acordo com a agência de notícias Reuters, o projeto foi intitulado de ‘Algorithmic Accountability Act’ de 2019.

Esse projeto obrigaria as empresas a avaliarem se algum tipo de preconceito faz parte da criação da sua tecnologia. Somente as empresas com ganhos acima de 50 milhões de dólares teriam que cumprir as regras.

O anúncio do projeto citou como exemplo uma reportagem da Reuters. Nela, a Amazon havia descartado um mecanismo de recrutamento automatizado que era preconceituoso contra mulheres.

Algoritmos

Segundo a Reuters, o senador democrata Ron Wyden disse em um comunicado à imprensa, ao anunciar o projeto, que “os computadores estão cada vez mais envolvidos nas decisões que afetam a vida dos americanos”.

A agência publicou que Wyden explicou o motivo do projeto: “Em vez de eliminar o preconceito, esses algoritmos dependem de suposições tendenciosas ou dados que podem realmente reforçar a discriminação contra mulheres e negros”