Arquitetura de Informação

22 mar, 2019

Dispositivo da Microsoft converte informações em DNA, de maneira automatizada

Publicidade

A Microsoft revelou que, em parceria com pesquisadores da Universidade de Washington, conseguiu automatizar o processo para transformar informações digitais em DNA. Além disso, os pesquisadores conseguiram reverter os dados, na sequência, novamente em bits.

A informação foi revelada no twitter do Microsoft Reserch. O resultado é que, agora, a empresa têm o primeiro dispositivo de armazenamento de DNA automatizado de ponta a ponta, segundo a agência Engadget.

Converter Dados em DNA

O protótipo de US$ 10.000 converteu “HELLO” em DNA. O dispositivo codificou os bits (1’s e 0’s) na sequências A’s, C’s, T’s, G’s. Em seguida, sintetizou e armazenou como um líquido. Depois, o conteúdo armazenado foi lido por um sequenciador específico.

Por fim, o software de decodificação traduziu as sequências de volta em bits. A mensagem de 5 bytes levou 21 horas para ser convertida, mas os pesquisadores já teriam identificado uma maneira de reduzir o tempo entre 10 e 12 horas, segundo a agência. Para muito, esse tipo de armazenamento não é algo novo, mas o sistema projetado é totalmente automatizado.