Em uma sociedade cada vez mais conectada, a gestão responsável de dados se tornou um pilar fundamental para empresas dos mais diversos setores. De acordo com o levantamento realizado pela Fortinet, a América Latina foi alvo de 374 bilhões de tentativas de ataques em 2025, destes, 84% foram no Brasil. Celebrado no dia 28 de janeiro, o Dia Internacional da Privacidade de Dados surge como lembrete da importância de instituições públicas e privadas atuarem de forma ativa contra a exposição dos dados pessoais na Internet.
O controle e a manutenção eficaz de informações dos usuários permitem que prestadoras de serviços e produtos personalizem a experiência de seus clientes e otimizem processos internos. Entretanto, à medida que as tecnologias avançam, é preciso investir para garantir que essa gestão seja realizada de maneira responsável e ética.
“O desenvolvimento de novos processos e ferramentas amplia a capacidade de criar experiências cada vez mais inteligentes e eficientes. Esse avanço também reforça a importância de cuidar com excelência das informações dos clientes. O desafio é unir segurança, personalização e performance como aliados estratégicos para gerar valor real aos negócios”, destaca Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply Tecnologia.
Ao lidar com uma base de dados de forma consciente, são necessárias não somente vantagens competitivas, mas também conformidade com a LGPD, assegurando transparência e prevenindo possíveis problemas. Por meio de uma execução precisa, é possível identificar padrões de consumo, criar ofertas personalizadas e fidelizar uma nova base de clientes.
Entre as principais referências globais quando o assunto é segurança da informação, está a Certificação ISO 27001, concedida a empresas que adotam sistemas rigorosos nos processos de identificação e prevenção de riscos no tratamento de dados. De acordo com o Relatório Global de Resposta a Incidentes, divulgado em 2025 pela Unit 42, 86% dos incidentes cibernéticos ocorridos em 2024 ocasionaram a perda de credibilidade das instituições. Enquanto isso, estima-se que apenas 0,001% das empresas no Brasil possuem a certificação ISO 27001.
Benefícios como esse são observados principalmente em setores como o de eventos. Plataformas que atuam no ramo precisam adotar medidas que transmitam confiabilidade para os usuários, como no caso da ElevenTickets, desenvolvida pela Imply. “Ao certificar nossos processos com a ISO 27001, referência internacional em gestão de dados, a Imply reforça seu compromisso com a segurança, oferecendo proteção e confiança ao customer data”, comenta Tironi.
Implementando uma cultura organizacional baseada em segurança e rastreabilidade, eventos e empresas se tornam capazes de manter sua operação mesmo diante de situações imprevistas.


