Em uma parceria sem precedentes entre espaço e inovação arquitetônica, a Lonestar, space tech sediada no Hub de Tecnologia Marítima e de Defesa da cidade de St. Petersburg, na Flórida (EUA), e o escritório de arquitetura de renome mundial Bjarke Ingels Group (BIG) apresentam o design do recém-projetado Freedom Payload, o primeiro data center a ser enviado ao espaço.
Programado para viajar à Lua ainda este ano a bordo de um módulo lunar da Intuitive Machines, o design do data center Freedom tem um propósito inspirador. Criado como um relógio de sol, seus contornos honram propositalmente o legado e o futuro da exploração espacial, apresentando as silhuetas dos astronautas da NASA Charles Duke e Nicole Stott.
Na manhã lunar, o rosto do astronauta da Apollo 16, Charles Duke, é moldado em silhueta, simbolizando as conquistas do programa espacial. Passando do meio-dia, a silhueta muda para a da astronauta Nicole Stott, veterana de duas missões no espaço, representando o progresso e a inclusão das missões atuais e futuras.
Data center tem ajuda do Brasil
O data center, que conta com financiamento da holding brasileira 2Future, utiliza tecnologia avançada de impressão 3D, e o escritório de arquitetura e design conseguiu fundir perfeitamente forma e função para conceber uma estrutura capaz de resistir às duras condições da Lua, ao mesmo tempo que promove práticas sustentáveis em ambientes extraterrestres.
Segundo Chris Stott, fundador da Lonestar, empresa do portfólio 2Future, a inovação está no DNA de todos os envolvidos: “Através desta parceria com o BIG, conseguimos incorporar o nosso compromisso com o avanço do conhecimento humano e com a proteção dos dados que impulsionam a nossa civilização.”
O Freedom representa um avanço monumental na missão contínua da Lonestar de expandir a infraestrutura digital de ponta além da Terra, armazenando dados para uma série de clientes globais, desde governos, empresas e ONGs líderes envolvidas em assuntos de veteranos, direitos humanos e mudanças climáticas, e testando aprendizado de máquina, redes tolerantes a atrasos, monitoramento de radiação e muito mais na vanguarda.
“A combinação do design com a tecnologia e com a sustentabilidade dos materiais está em linha com o que desejamos e pensamos como 2Future. Buscamos sempre expandir os nossos esforços na visão e na formação de um futuro inovador e transformador. Incorporar a Lua ao sistema econômico global, via armazenamento de dados, será uma revolução”, avalia Luís Felipe Neiva Silveira, fundador e CEO da 2Future.
A astronauta espacial da NASA Nicole Stott e membro do conselho consultivo da Lonestar, acredita que o projeto de construir um data center na Lua pode salvar o planeta no futuro “Tudo o que fazemos no espaço – fora da Terra – é, em última análise, para o benefício de toda a vida na Terra; e os dados estão no centro de tudo. Ao salvar nossos dados, salvamos nosso mundo.”
Sobre a Lonestar Data Holdings Inc.:
A Lonestar Data Holdings Inc. é pioneira em uma nova classe de serviços premium de armazenamento de dados e processamento de borda, criando uma rede segura de dados de primeira linha para atender infraestrutura digital terrestre, espacial e lunar. A Lonestar fornecerá serviços digitais seguros para clientes empresariais e governamentais diretamente e por meio de provedores de serviços de nuvem confiáveis. A Lonestar está atualmente conduzindo uma série de missões de demonstração de tecnologia lunar e iniciará serviços comerciais contínuos em 2026.
Sobre a 2Future:
A 2Future é uma holding brasileira controlada por um family office que investe em pessoas, ideias e negócios destinados a transformar o futuro. Com escritórios em São Paulo, Miami e Dubai, a empresa tem um amplo leque de investimentos em tecnologia, saúde e estilo de vida, cujo foco é gerar impacto positivo para a sociedade e o planeta.
Sobre o Bjarke Ingels Group (BIG):
O BIG-Bjarke Ingels Group é um grupo de arquitetos, designers, urbanistas, paisagistas, designers de interiores e de produtos com sede em Copenhague, Nova York , Londres , Barcelona , Shenzhen , Zurique , Los Angeles e Oslo . pesquisadores e inventores. Liderado por Bjarke Ingels, o estúdio está atualmente envolvido em projetos em toda a Europa , Américas, Ásia e Oriente Médio . A arquitetura do BIG surge de uma análise cuidadosa de como a vida contemporânea evolui e muda constantemente. BIG acredita que ao atingir a sobreposição fértil entre pragmática e utopia, os arquitetos podem encontrar a liberdade para mudar a superfície do nosso planeta, para melhor se adequar às formas de vida contemporâneas.