Notícias

26 mai, 2022

De prensador de sucata a head de tecnologia: conheça João Gabriel, O Matuto Programador

Publicidade

Quem hoje vê “O Matuto Programador”, presente no Linkedin com mais de 80 mil seguidores, provavelmente não conhece a trajetória de vida do baiano de Uibaí. Ainda na adolescência, João Gabriel e sua família se mudaram para São Paulo em busca de uma vida melhor. Para ajudar seus familiares, trabalhou como lavador de carros, prensador de sucata e vendedor de espetinho de churrasco.

Após a morte do pai, João chegou a passar 14 horas por dia trabalhando para sustentar sua família. Hoje, após superar muitos obstáculos, o desenvolvedor é head de tecnologia da Ideen, startup que oferece serviços para empresas da economia digital, além de liderar um time com mais de 30 pessoas em sua consultoria.

“Sempre foi um sonho possibilitar a ascensão social e hoje lidero um time com mais de 30 pessoas, que cresce a cada dia, impactando diretamente na vida de cada um deles, para mim, isso é muito importante”, explica João.

Ingresso no mundo da tecnologia

Aos 23 anos, João teve sua trajetória mudada por um conselho de um amigo que trabalhava no setor de tecnologia. Curioso para saber mais sobre a área, pesquisou a ponto de decidir que cursaria  Sistemas da Informação, na Fundação Santo André.

O então estudante dividia sua rotina entre o trabalho e os estudos, que era no período da noite. O salário, à época, não era suficiente para pagar a mensalidade, obrigando João a fazer acordos com a instituição para realizar os pagamentos.

João vê na palavra resiliência o significado que norteia sua vida. Mesmo com os percalços presentes no percurso, a força de vontade para triunfar foi fator determinante para a consolidação do profissional que é hoje.

“Tinha noites em que eu chegava 1h da manhã, por caminhar metade do percurso de volta da faculdade a pé, tomando chuva, e com o sapato extremamente desgastado, mas eu tinha em mente que essa era a oportunidade de transformar minha vida ao estar no ensino superior”, conta.

Top Voice do Linkedin em 2020

Calmo e fã da natureza, João utilizava o Linkedin no início apenas para encontrar vagas de emprego na área de tecnologia. Após algum tempo, criou a persona “O Matuto Programador”, com enfoque em trazer uma maior realidade sobre a profissão de desenvolvedor no país, ganhando popularidade na rede social.

A partir de um post contando um pouco mais de sua trajetória e valorizando o estudo como forma de ascensão profissional, se tornou Top Voice do Linkedin 2020 – título dado pela rede social para pessoas que influenciam outras pessoas. “Foi totalmente inusitado, eu realmente não esperava tamanha movimentação com o post e muito menos me tornar Top Voice do Linkedin”, afirma.

Desde então, o Matuto Programador coleciona uma escala de ascensão no número de seguidores no Linkedin, que ultrapassa hoje 80 mil seguidores.

“Hoje meu foco é ajudar as pessoas que estão iniciando a carreira de tecnologia, contando minhas experiências de trajetória, direcionando para cursos gratuitos, dando conselhos para que essas pessoas possam crescer como eu cresci por meio da tecnologia”, conta João

Planos para o futuro

O desenvolvedor tem como sonho abrir uma escola de programação para jovens da periferia, e assim transformar a vida de milhares deles por meio da tecnologia. “Tenho a esperança de consolidar uma escola de programação ainda neste ano, estamos construindo o projeto para que possamos executar o quanto antes e possibilitar a mudança na vida destes jovens, assim com a entrada ao mercado de trabalho.”, relata.

Atualmente, João faz parte de diversas comunidades do mundo tech, como a Mais1Code, onde é embaixador há mais de um ano. O projeto busca, com auxílio da tecnologia, ascender socialmente jovens e adolescentes da periferia.

“O mercado entendeu que precisa de mão de obra qualificada e tem muita gente talentosa escondida nesses locais periféricos, muitas vezes por falta de recursos”. reflete João.

Além da participação ativa no Linkedin, João conduz o podcast 404 no Youtube, onde conversa com profissionais do mundo da tecnologia e está presente no Instagram, Twitter e TikTok. Sua trajetória de vida, além das dificuldades profissionais encontradas até hoje na área tecnologia, são mostradas pelo desenvolvedor, que pode servir de exemplo para tantos outros que sonham com oportunidades de ascensão neste setor.