Bill Gates disse, no lançamento do Windows Vista, às 0h desta terça-feira que, da mesma forma que o Windows 95 abriu as portas para a era da Internet, o Vista dá o pontapé inicial para que o PC se torne o centro multimídia do futuro.
O Windows 95 foi lançado há 12 anos, sendo o primeiro sistema operacional a trazer o Internet Explorer, uma ferramenta desconhecida na época, disse Gates, durante o evento de lançamento do Vista e do Office 2007.
Gates afirma que o que as pessoas estão fazendo hoje com o PC, como salvar e editar fotos, gravar e assistir vídeos digitais, entre outras atividades multimídia era só um sonho distante quando o Windows 95 foi lançado.
O Vista chega para mudar isso, tornando todas essas funções padrão e transformando o computador em mídia center, disse Gates. O Windows 95 foi fundamental em sua época assim como o Windows Vista é fundamental para os dias de hoje, completou.
A comparação do Windows 95 com o Vista é uma estratégia da Microsoft, que espera que o Vista tenha tanto impacto quando o Windows 95 teve em sua época.
O Chief Executive Officer (CEO) Steve Ballmer também comparou o Vista ao Windows 95, prevendo que a Microsoft vai vender cinco vezes mais cópias do Vista do que vendeu na estréia do Windows 95.
Em 1995, o PC era solitário e as pessoas não tinham câmeras digitais ou telefones celulares. Hoje, 12 anos depois, há muitos produtos tecnológicos. O PC rodando Windows, e parcialmente o Windows Vista, que capacita a próxima geração, é o produto que reúne todos eles o hardware, o suporte às fotos, a conectividade, conexões a sites etc.
Bill Gates e Steve Ballmer fizeram discursos curtos na segunda feira (30/01). Provavelmente por saberem que muito do que poderia ser dito sobre o Vista foi falado tanto pela imprensa quando pela companhia nos anos anteriores ao esperado lançamento.
Juntamente com alguns parceiros importantes como Intel e Hewlett-Packard (HP), Gates e Ballmer vieram rapidamente ao palco para agradecer e também para presentear os executivos com as primeiras cópias do software. Houve também uma demosntração do Vista, Gates e Ballmer trouxeram ao palco uma família que participou do programa teste do software, para apertar oficialmente o botão iniciar do sistema, que permitiu a pessoas comuns fazer uma avaliação do novo produto em suas residencias.
O evento foi maravilhoso no quisito espetáculo, mas fraco em conteúdo. Lançado junto com o Vista nesta terça – feira, o Office 2007 mal foi mencionado, uma vez que o entretenimento foi mais focado do que o software no evento.
Para abrir o espetáculo, a Microsoft convidou a banda de rock Angels Airwaves, que voltava ao palco após os breves comentários dos executivos. Assistindo a esse espetáculo estavam jornalistas, participantes dos testes beta e funcionários da Microsoft.
Talvez o motivo pelo qual a Microsoft tenha focado no entretenimento seja porque muitos dos que participaram do lançamento esperaram por muito tempo numa temperatura muito baixa para entrar no evento. A fila para a entrada se estendia por mais de um quarteirão na Brodway, no centro de Manhattan, Nova York, uma hora e meia antes do horário previsto para o início do lançamento.