IoT e Makers

12 fev, 2019

Arduino lança versão beta de IoT Cloud para desenvolvimento end-to-end

Publicidade

O Arduino anunciou o lançamento da IoT Cloud, sua plataforma de aplicativos voltada para desenvolvedores, criadores de conteúdo e integradores de sistemas.

Com a ajuda da novidade, os usuários poderão desenvolver aplicativos usando a internet das coisas (IoT, em inglês) que solucionem problemas diários que surgem no ambiente de trabalho. Através da plataforma, a empresa espera simplificar tecnologias complexas de uma forma que possam ser usadas por qualquer pessoa.

Luca Cipriani, CIO da empresa disse que “com o lançamento, o Arduino agora provê aos seus milhões de usuários uma abordagem end-to-end completa, quando se fala de internet das coisas; isso significa: hardware, firmware, serviços de nuvem e conhecimento. O lançamento do beta do Arduino IoT Cloud, com uma geração de painel automático, suporte completo a webhooks e a TLS, será um recurso inestimável para os usuários”.

Uma das principais vantagens da novidade é sua habilidade de programar placas Arduino, enquanto usuários anteriores tiveram que programá-las através do Arduino Sketch. Isso ajuda a gerar automaticamente um rascunho rápido ao configurar uma nova “coisa”, que permite a um desenvolvedor colocar um dispositivo funcionando on-line em menos de cinco minutos após desembalar uma placa.

Massicot Banzi, CTO do Arduino, comentou que o Arduino agora oferece uma plataforma completa, com a família MKR, fornecendo uma maneira simplificada de criar nós IoT locais e dispositivos de borda. Isso porque eles usam uma variedade de opções de conectividade e compatibilidade com hardware, gateway e sistemas de nuvem de terceiros.

O lançamento permite aos usuários administrar, configurar e conectar não apenas um hardware Arduino, mas também a grande maioria dos dispositivos baseados em Linux. “Isso é democratizar verdadeiramente o desenvolvimento da internet das coisas”, apontou Banzi.

Para elaborar melhor sobre como o Arduino IoT Cloud irá funcionar com a família MKR em soluções do mundo real, Banzi deu um exemplo agrícola, em que as opções de baixa energia e conectividade alternativa são essenciais.