Carreira Dev

23 set, 2014

Android está em 91% dos celulares vendidos no Brasil, enquanto iOS está em 2%

Publicidade

Segundo um estudo recente do Nielsen Ibope, feito em parceria com a Mobile Marketing Association (MMA), o Android continua consolidado como a plataforma mais usada em smartphones em todo o mundo, inclusive no Brasil. Por aqui, o software está em 91,6% dos celulares inteligentes.

android

Já os aparelhos com iOS representam apenas 2% das vendas no País, seguidos por dispositivos com Windows Phone (1,8%) e Symbian (0,9%). Os outros 3,7% são de outros sistemas pouco usados ou desconhecidos.

A supremacia do Android se deve à variedade de celulares disponíveis, uma vez que são fabricados por várias empresas, e aos modelos de entrada, mais baratos que os aparelhos topo de linha, que podem chegar a custar mais de R$ 2 mil.

Não é só o Android que tem conquistado um grande número de usuários, mas o varejo brasileiro como um todo também cresceu. Na primeira metade deste ano, as vendas de smartphones subiram 47% em relação ao mesmo período de 2013. Em julho, esses mesmos aparelhos responderam por 67% do total de telefones comercializados no País, superando os dispositivos comuns. De acordo com a pesquisa, o consumidor gasta, em média, R$ 615 por aparelho.

Com 211 modelos diferentes, os tablets são outra categoria de eletrônicos que cresceu neste ano. No primeiro semestre de 2014, as vendas de tablets aumentaram 118% em relação ao ano passado.

Outro dado revelado pelo levantamento da Nielsen foi a taxa de impacto dos smartphones em diversos públicos. Aproximadamente 53% dos usuários de telefones inteligentes no Brasil são da classe B, seguidos pela classe C, com 34%. A maioria está na faixa etária de 25 a 34 anos, com 28% do montante total, enquanto os grupos de 18 a 24 anos e 35 a 49 anos empatam no segundo lugar, cada um com 23%. Na terceira posição aparecem os jovens entre 10 e 17 anos, com 15%.

Em relação aos aplicativos mais usados pelos brasileiros, nenhuma surpresa: Facebook e WhatsApp dominam com folga o topo do ranking. Em agosto deste ano, o app da maior rede social do mundo estava instalado em mais de 70% dos aparelhos. Já a ferramenta de mensagens – que também pertence à empresa de Mark Zuckerberg – tinha mais de 60% de participação. Em terceiro lugar aparece o Viber, um dos principais concorrentes do WhatsApp, com 30% da audiência.

Os games mais jogados pelos donos de smartphones no Brasil são o hit “Candy Crush Saga”, que está instalado em 19% dos dispositivos, seguido por “Pou” (11%), “Angry Birds Epic” (10%) e “Subway Surfers” (9%).

Com informações de Canaltech