Mobile

10 abr, 2019

Xamarin no Visual Studio 2019/Visual Studio 8 for Mac – Novidades

1098 visualizações
Publicidade

Fala, galera! Tudo beleza?

Às vésperas do lançamento oficial do Visual Studio, lhes trago um compilado de novidades do Xamarin tanto no Visual Studio do Windows, quanto no do Mac. Meu cenário atual ,é minha IDE principal de trabalho.

Para fechar com chave de ouro, se quiserem ver as novidades do ASP.Core 3.0 e Visual Studio 2019 do Windows, indico a página do meu amigo MVP Renato Groffe. Ele fez diversos artigos bem legais explorando as novidades.

Vamos às novidades!

Xamarin + Visual Studio 2019 = ❤

1. Começando com o pé na porta, a primeira novidade é a velocidade de criação de um novo projeto Xamarin. A galera aumentou em quase 50% a velocidade, além de melhorar a inclusão dos pacotes Nuget usados:

Comparação de Criação de um projeto Xamarin no VisualStudio 2017 x 2019 (fonte)

2.  Informações mais detalhadas no Build: agora você vai saber o que está demorando:

Indicador de progresso do build do Xamarin (fonte)

3. Agora temos o IntelliCode com o XAML do Xamarin.Forms, a mesma experiência do editor C# no Xaml:

IntelliSense assistido — XAML

4.  Agora é possível alterar os atributos dos controles, células e layouts do Xamarin.Forms:

Painel de propriedades do Xamarin.Forms (fonte)

5.  Temos agora um pré-visualizador do Xamarin.Forms aprimorado para visualizar como sua interface fica em determinados tipos de telas e aparelhos:

Pré-visualizador do Xamarin.Forms (fonte)

É possível testar controles customizados por você também. Para isso, basta seguir essa documentação.

6 . O Shell chegou! Agora temos o novo template de projeto Xamarin.Forms Shell (logo vai sair um artigo aqui no iMasters sobre ele), integrado ao Visual Studio.

Inclusive, falando em novo, agora o Xamarin.Essentials está presente nos projetos Xamarin.Forms. Isso mesmo, ao criar um projeto ele estará.

7. Finalmente o Build do Android mais rápido! No novo Visual Studio, o build do Android foi reduzido drasticamente. Melhorias de compilação do mesmo e um novo emulador para resolver os velhos problemas da integração com o hyper-V:

Build do Android, agora mais rápido (fonte)

8. Falando em Xamarin.Android, o mesmo agora é compatível com o compilador dex (d8) e o redutor de código (r8)! Para utilizá-los basta definir as propriedades do MSBuild $(AndroidDexTool) e $(AndroidLinkTool) para d8 e r8, respectivamente, em seu arquivo .csproj:

<PropertyGroup> 
  <AndroidDexTool>d8</AndroidDexTool>
</PropertyGroup>

9. Temos um novo Layout Builder para o Xamarin.Android. Foram adicionadas melhorias do Intelisense: arrastar controles e propriedades, igual falei do Xamarin.Forms, velocidade no carregamento de design e muito mais! São muitas melhorias para o Android.Xamarin:

Novo Designer para Xamarin.Android (fonte)

10. Pra fechar tivemos diversas alterações nos projetos UWP. Melhorias de design Xaml, remoção dos emuladores do Windows Phone, remoção da compatibilidade dos projetos .jsproj do Visual Studio 2019.

Xamarin + Visual Studio 8 for Mac = ❤

Antes de falar das novidades do Xamarin, queria dizer que a versão 8 do Visual Studio do Mac deu uma boa repaginada na IDE.

Pra quem não sabe, o Visual Studio do Mac foi feito em cima do antigo Xamarin Studio e foi criado quando a Microsoft adquiriu a Xamarin. Daí pra frente a empresa focou em inserir diversas funcionalidades presentes na Versão do Windows para melhorar a experiencia dos consumidores.

1. A nova versão já começa chutando a porta com o novo Code Editor Preview, que unifica o editor C# do Visual Studio do Mac, deixando igual ao da versão Windows:

Para habilitá-lo, basta ir em Visual Studio > Preferences… > Text Editor > General:

2 .  Um novo IntelliSense poderoso com novas opções de sugestões e alterações de código:

3. Finalmente podemos abrir várias instâncias do Visual Studio do Mac! Cheguei até a fazer um artigo ensinando um jeito de abrir várias, mas agora temos nativo:

4. Assim como na versão de Windows, temos melhorias para a velocidade da criação de novos projetos Xamarin: velocidade do build 50% mais rápida, design builder para o Android 9.0, inclusão do Shell como template e Xamarin.Essentials nos projetos novos.

5 . Correções de erros do Xamarin.iOS ao conectar à Apple Store para assinar apps e no XCode.

6 – Facilidade em executar Múltiplos projetos. Agora, com uma simples opção é fácil definir quais projetos serão executados juntos:

7 . Novas exibições de exceção:

8. Houveram diversas correções de bugs! Como disse no inicio, a Microsoft está buscando unificar os editores, então muitas das novidades citadas no Visual Studio 2019 estão começando a vir para o Visual Studio do Mac!

  • Se quiser ver todas as novidades/correções de bugs do Visual Studio 2019 Windows, clique aqui.
  • Novidades/correções de bugs do Visual Studio 8 for Mac disponível neste link.

Quer ver outros artigos sobre Xamarin? Clique aqui.

Espero ter ajudado.

Aquele abraço!