Marketing Digital

13 jan, 2015

Velhos hábitos e a importância da tecnologia

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A Internet é hoje o meio de comunicação que mais cresce no mundo e já superou de longe a evolução do rádio e da TV.

Antigamente, falava-se muito sobre os jingles dos rádios e aqueles jargões usados na novela. Ou seja, grande parte do dia a dia das pessoas era conversar e discutir algo que ela tinha ouvido ou assistido no dia anterior.

Hoje as coisas mudaram. Praticamente todos os celulares possuem Internet, fazendo com que a grande maioria dos usuários esteja online o tempo todo.

Ou quase.

Em 2020, daqui a apenas sete anos, a população mundial estará totalmente conectada. Em apenas sete anos, a Internet estará acessível até mesmo em partes do mundo onde não há eletricidade ou faltam serviços básicos como água limpa. É o que prevê o presidente do conselho executivo do Google, Eric Schmidt. Se isso soar como utopia, atente para o fato de que até o final deste ano 2,7 bilhões de pessoas – ou seja, 39% da população do mundo – estarão usando a Internet. A informação é da União Internacional de Telecomunicações.

A Internet no Brasil atingiu a marca de 102 milhões de usuários no mês de abril. Essa foi a primeira vez em que foram contabilizados mais de 100 milhões de usuários únicos no País, no período de um mês. E o crescimento é exponencial. No Brasil, um celular é ativado por segundo e, por minuto, são vendidos cinco tablets, 11 desktops e 17 notebooks. O Brasil deve fechar 2014 com cerca de 6 milhões de tablets vendidos. Só de usuários de Internet no celular, temos hoje um contingente de cerca de 80 milhões de pessoas.

Já o estudo TIC Domicílios, divulgado recentemente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), aponta que a porcentagem de brasileiros que acessa a Internet por meio de celulares mais do que dobrou em apenas dois anos. Segundo a pesquisa, esse valor vem apresentando forte crescimento nos últimos anos, representando 4% em 2010, 15% em 2011, 20% em 2012 e chegando a 31% em 2013.

Com isso, muitos de nossos hábitos apenas mudaram de lugar, digamos assim.

Alguns eventos continuam acontecendo na mesma forma e levando o mesmo tempo que antes, porém somos atualizados de maneira mais rápida. Graças a recursos como câmera digital, ligações por vídeo e, claro, as mídias sociais, recebemos uma enxurrada de informações diariamente.

Mesmo com o passar do tempo e com todas informações ao nosso alcance, velhos hábitos se mantiveram. Podemos ver isso no caso recente da holandesa Zilla Van Den Born, de 25 anos, que forjou uma “viagem dos sonhos” para Camboja e Tailândia sem nem sair de sua casa, em Amsterdam.

Usando a tecnologia a seu favor e programas como Photoshop, Zilla publicava as fotos em redes sociais e as enviava a conhecidos. A estudante de design gráfico convenceu amigos e familiares de que estava viajando. Ela, inclusive, falava com os pais por Skype usando um quarto personalizado com decorações de natal, montado estrategicamente para enganá-los.

Tudo foi feito muito bem pensado desde o dia da partida. Zilla pediu aos pais que a levassem ao aeroporto mais próximo. Lá, ela voltou para casa de trem e, para fazer registros mais reais, chegou a visitar comunidades budistas na cidade.

A maioria das fotos, porém, era feita em casa. Para simular as águas cristalinas das praias, por exemplo, Zilla usou a piscina de casa, modificada no computador.

Toda a invenção teve um motivo. Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, Zilla explicou que queria mostrar a manipulação das redes sociais. “Fiz isso para mostrar para as pessoas que nós filtramos e manipulamos o que a gente posta nas mídias sociais. Criamos um mundo ideal online no qual não se pode mais encontrar a realidade. Meu objetivo era provar como é comum e fácil para as pessoas distorcerem a realidade”.

Isso só prova o quanto continuamos a ser manipulados. Antigos hábitos, como a inveja, o egoísmo e o exibicionismo, se mantiveram mesmo com o passar dos anos.

Mas calma, podemos e devemos usar tudo isso a nosso favor. Ao menos parte da tecnologia atual pode ser usada para o nosso bem. Um grande avanço graças a tecnologia é o comércio eletrônico.

Fazer comprar em lojas de países diferentes, tarefa impossível antes, hoje é algo bem comum. Obviamente devemos tomar todos os cuidados, mesmo que pareça a tarefa mais simples e segura do mundo. Afinal, devemos desconfiar de tudo e de todos, como o caso da holandesa nos mostrou.

Bem, o e-commerce veio para ficar. Bons valores de compra, marcas que nem sempre são encontradas no Brasil, aliados a muitas vezes um preço bacana, agradam ao consumidor e compensam no prazo de entrega final.

Isso cria novas oportunidades, aumentando o volume de negócios na web. Os números falam por si: enquanto o comércio varejista tradicional tem a expectativa de crescimento em torno de 4,5% em relação a 2012, dados da pesquisa WebShoppers, feita pela e-Bit, m 2013, apontam que o e-commerce crescerá 25% no mesmo período, com um faturamento de R$ 28 bilhões.

E não é só de e-commerce que estávamos falando. A web trouxe um leque enorme de novos negócios. Hoje, sim, é possível almejar aquela tão sonhada casinha na praia, próxima à areia, apenas gravando vídeos, alimentando páginas em mídias sociais ou desenvolvendo projetos à distância, sem sair de casa.

A Internet veio pra ficar. Nos trouxe diversos benefícios que antes sequer fazíamos ideia que poderiam existir.

Pensando bem, até que não é tão ruim.

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Artigo publicado na Revista iMasters. Você pode assinar a Revista e receber as edições impressas em casa, saiba mais.