Gadgets

2 set, 2015

Hello, Alexa! Review do Amazon Echo

8058 visualizações
Publicidade

“Alexa, play some music!”. Assim começa meu sábado…

Ao escrever esse artigo, peço para Alexa que toque alguma musica aleatória de minha lista pessoal.

Nerd e absolutamente aficionado por tecnologia como sou, é um êxtase enorme controlar a luz ou temperatura da minha casa apenas por comandos de voz – mesmo que em um futuro próximo, eu precise de terapia ou me torne um obeso. O fato é que “Amazon Echo” veio pra ficar; ou melhor, revolucionar.

amazon-echo

Assistentes via comandos de voz já são uma realidade em smartphones, tablets e até em gadgets, como Fire TV da própria Amazon, mas o Echo veio para suprir um nicho de mercado ainda novo: sua casa.

Basicamente, ela é uma torre de sete alto-falantes Bluetooth com 23,5 cm de altura, que emite som em 360 graus. Basta a palavra chave “Alexa” (ou Amazon) + um determinado comando.

amazon-echo-specs

Saber como está o trânsito entre dois pontos específicos, criar/adicionar algo em uma lista de compras, previsão do tempo, placar daquele jogo bacana, comandos de impressão (se sua impressora estiver na mesma rede), acender a luz e até contar piadas. Tudo isso com alguns comandos de voz. E a lista só aumenta! Graças a sites como ifttt.com, criamos e compartilhamos novos comandos.

Veja o vídeo promocional do lançamento do Echo:

https://www.youtube.com/watch?v=KkOCeAtKHIc

Os sete alto-falantes nos dão uma liberdade tremenda. Posso, por exemplo, fazer um comando de voz do outro lado da sala, com a TV ligada e outras pessoas falando, sem o menor problema. E isso funciona de fato e melhorou ainda mais após uma calibragem de voz feita pela Alexa, após ditarmos 25 frases – em inglês.

Outro recurso bacana é a compatibilidade com sistemas de automação residencial, como o Belkin WeMo e o Philips Hue, por exemplo. Com a funcionalidade, o dispositivo também poderá fazer com que as luzes da casa sejam acesas ou apagadas apenas com comandos de voz, checar/alterar a temperatura e até ligar aparelhos que usem essa tecnologia.

Ele é compatível com serviços de música como Spotify e iTunes. Além de calcular o trânsito em determinado percurso, checar a previsão do tempo e outras funções bacanas; basta configurar.

Alexa ainda não é nenhuma Samantha, do filme “Her”, mas da conta do recado!

Amazon Echo

Tamanho 8,3cm x 23,5cm x 8,3cm
Peso1045 gramas
Conectividade Wi-Fi Dual-band, dual-antenna Wi-Fi (MIMO).
Supporte de Rede: 802.11a/b/g/n.
Conectividade Bluetooth Avançada distribuição de áudio (A2DP) suporte para streaming de áudio do seu celular/tablet para o Amazon Echo e Controle Remoto Amazon (incluindo comandos de voz).
Áudio alto-falantes de 2.5 polegadas e tweeter de 2.0 polegadas
Sistema Requerido Amazon Echo vem pronto para se conectar a sua rede Wi-Fi. O Aplicativo “Amazon Echo” é compatível com Fire OS, Android, e iOS (somente na apple store americana) além do acesso pelo site.
Garantia 1 ano de garantia (somente nos Estados Unidos)
Inclusos na caixa Amazon Echo, adaptador/cabo de energia, e manual