Gadgets

15 set, 2017

Usando Amazon Echo com soquete e adaptador de tomada wi-fi

606 visualizações
Publicidade

Olá, meus amigos!

Muita gente leu e comentou meu review da Amazon Echo, que escrevi há dois anos atrás. Então, decidi escrever sobre os aparelhos que podem ser usados juntamente com ela ou outros dispositivos, como Nest e Google Home.

Ah, sim, antes de mais nada: preciso responder uma dúvida de muita gente a respeito da Amazon Echo. Para baixar o app “Amazon Echo” é preciso ter uma conta americana, pois se a conta for brasileira (com endereço de e-mail brasileiro) não irá encontrá-lo na Apple Store.

Bom, voltamos para os aparelhos…

Uma das funções mais bacanas do Amazon Echo, é justamente a interação com outros aparelhos, como ar condicionado, controle de iluminação, porta da garagem, cafeteira, TV, e um universo enorme de variações que a automação pode nos dar a um custo relativamente baixo. No Brasil, ainda é difícil encontrá-los, por isso decidi partir para a importação.

Lá fora existem diversas marcas de aparelhos que conseguem “conversar” com a Alexa e a Amazon sempre atualiza sua lista. Infelizmente, alguns tem um preço meio salgado, como é o caso dos interruptores da Belkin (+/- US$ 50).

Foi aí que resolvi testar uma marca chinesa, que talvez não seja tão conhecida dos brasileiros (ainda!). É o caso da “ITEAD”.

Ela possui uma linha enorme de produtos para automação e resolvi testar especificamente o s20 socket e o Slampher.

No meu caso, escolhi um adaptador de lâmpada para testar apenas uma luz específica. Mas se você tiver um número maior de luzes ou caso a lâmpada fique aparente, o mais indicado e sim o interruptor wi-fi.

Soquete (s20 socket)

Basicamente, este é um adaptador de tomada para ligar qualquer coisa via wi-fi. Além disso, aceita comandos de voz. É ótimo para controlar sua cafeteira a distância ou a luminária do quarto do bebê.

Pontos positivos:

  • Controle remoto via app
  • Função Timer
  • Controle de voz
  • Economia de energia
  • Bivolt
  • Preço

Pontos negativos:

  • Padrão de tomada (tanto fêmea, quanto macho).
  • Aplicativo pouco didático

Adaptador de tomada inteligente (Slampher)

Esse achei muito, mas muito bacana, pois cumpriu exatamente o que prometia e é relativamente simples sua instalação.

Bom, como comentei no início, fiz um teste específico na mesa de jantar que possui apenas uma luminária. Sendo assim, ele é perfeito e fica escondido (veja vídeo ao final).

Mas caso sua necessidade seja um número maior de luzes, ou a luz fique aparente, aí recomendo os interruptores inteligentes.

Aqui já instalada na luminária:

Após o unboxing e instalação, é hora de baixar o aplicativo “eWeLink”.

APP download:

Feito isso, rode o aplicativo e clique sobre o botão “+” e siga as instruções abaixo:

No meu caso, usei a primeira opção (touch) e pressionei o botão de parelhagem no soquete por 5 segundos.

Se tudo der certo e ele parelhar, sua tela deve ser como a de baixo:

Caso contrário, repita o passo e parelhe novamente.

Agora é só deixar com a Alexa:

E para apagar: