Marketing Digital

3 set, 2009

Usando mídias sociais para achar um emprego

Publicidade

Achar um novo emprego pode ser difícil e irritante, especialmente na economia atual. Nos Estado Unidos, 14.5 milhões de pessoas estão sem trabalho . Junto a isso o desemprego a uma taxa de 9.4% em crescimento. Como encontrar oportunidades de carreira rapidamente?

A antiga abordagem de busca de emprego – desenvolver um currículo, escrever uma carta de apresentação, enviar o currículo para sites de empresas e cruzar os dedos na esperança de receber uma ligação de um gerente de contratação – não é mais viável, na maioria das vezes.
 
A maioria das pessoas sabe que a melhor maneira de achar um emprego é através do networking. Você pode ir a encontros como seminários e congressos, incrementar sua própria rede ou perguntar a amigos quem eles conhecem. Da mesma forma, existem várias maneiras de usar a mídia social para fazer networking, e eventualmente encontrar um emprego.
    
Na Ogilvy, usa-se mídia social, entre outras coisas, para recrutar possíveis novos contratados. Um exemplo recente no Twitter: “@kaimac procura por estrategista de mídia social em NYC, 3 a 5 anos de exp, contato c/ cliente, deve ser ótimo, DM para detalhes”. Essa mensagem resultou na contratação do mais novo Estrategista Digital da empresa em Nova York, Priya Kapoor.

Blog, blog, blog

Blogar permite que você exiba seus talentos para potenciais contratantes – eles veem como você escreve, o que é importante para você, quem você é pessoamente e até alguns exemplos do seu trabalho. Tudo isso antes de te encontrarem pessoalmente. Isso ajuda a torná-lo uma pessoa “real” em vez de um simples currículo no papel.

Considere postar comentários em outros blogs – isso expõe ainda mais o seu nome e, caso escreva algo interessante, pode chamar a atenção de um potencial empregador. O guru de mídia social Chris Brogan sugere blogar sobre os tipos de trabalho que você busca. Por exemplo, se você busca um emprego em uma empresa específica fazendo relações públicas, seria interessante blogar sobre ideias interessantes para ela.

Seja proativo no Twitter

O Twitter está evoluindo para outra fonte de empregos, seja na busca ou na contratação. Nas buscas na rede de microblog, siga recrutadores e use os replies para se comunicar com eles. Dessa forma, você vai aprender muito sobre eles e sobre suas empresas.    
 

Antes de seguir alguém no Twitter, você PRECISA TER um perfil completo. Tenha certeza de que o seu perfil tem uma bio pequena, sua localização, link para um site ao qual recrutadores possam ir para mais informações (como o seu blog ou perfil no LinkedIn).

Tire vantagem do LinkedIn

Com mais de 44 milhões de membros em mais de 200 países em todo o mundo, recrutadores estão começando a usar o LinkedIn com o principal local para procurar candidatos, porque é grátis e conta com profissionais top.

Se você ainda não tem um, crie um perfil no LinkedIn, importe sua agenda de contatos e comece a tirar vantagem dessa ferramenta. É bom preencher todo o perfil, como você faria no seu currículo, mas inclua a mesma bio ou o mesmo perfil que você usa no Twitter e tenha certeza de que os dados estejam preenchidos.
 
A maior parte do site é de uso completamente gratuito, com opções variadas de planos mensais para funcionalidades adicionais e opções. Há também um crescente número de aplicações que os usuários podem adicionar aos perfis, como feeds RSS de um blog pessoal, eventos locais, posts sobre trabalhos locais, pesquisas e outras ferramentas úteis.

Procure a recomendação de algum amigo ou ex-empregador, ou mesmo de um bom contato do seu network. Isso te ajudará a ter uma imagem nos gráficos do site, o que dará a você uma boa imagem nas pesquisas.

Construa um currículo de mídia social

O problema de apresentar o seu currículo online padrão é que muitas vezes a vaga desejada ainda não existe, além do fato de 80% dos empregos oferecidos serem recebidos através de networking. Currículos de mídia social são úteis para atrair gerentes de contratação diretamente para você, sem a necessidade de apresentação do seu currículo, às escuras, para eles.

Currículos de mídia social incluem elementos multimídia variados, opções de compartilhamento, feeds de networking integrados socialmente e os mesmos elementos encontrados em currículos tradicionais. Para um exemplo, acesse o currículo de mídia social de Dan Schawbel.

Há vários sites pelos quais você pode começar, tanto gratuitos como pagos. Bravenet.com é uma solução gratuita com várias ferramentas diferentes, como uma funcionalidade de pesquisas e guest book para te auxiliar a começar. Bluehost e Godaddy são exemplos de opções pagas para hospedar e construir o seu website.

Publicado originalmente em http://blog.ogilvypr.com/2009/08/using-social-media-to-find-a-job/