Marketing Digital

13 nov, 2013

Tráfego Web: O seu site precisa de mais visitas?

Publicidade

A geração de tráfego até o seu website constitui uma das variáveis mais importantes em nossa estratégia de Marketing Online. Afinal de contas, o que seria do nosso negócio se ninguém o visitasse? Se conseguir produtos e serviços inovadores é imprescindível para se diferenciar em relação à concorrência, tem igual importância trabalhar a nossa capacidade em tornarmos visíveis ao nosso mercado objetivo. E, nesse sentido, o nosso website desempenha um papel fundamental: é a nossa vitrine, o ponto de encontro onde, cada vez mais, o consumidor toma a decisão por comprar o nosso produto ou contratar o nosso serviço.

trafego-web

A lista de conselhos e ações necessárias para gerar tráfego até o nosso website é muito grande. No entanto, neste artigo, vou enumerar os conceitos básicos para onde deve estar planejada a nossa estratégia.

Conteúdo otimizado e relevante

Os buscadores como o Google são um dos principais meios de geração de tráfego. Portanto, recomendo que o seu website esteja alinhado com os últimos critérios de programação e marketing de conteúdo. Dessa forma, seu website poderá ser indexado corretamente pelos buscadores e subir posições nos resultados de pesquisa. O seu objetivo é claro: você deve alcançar as três primeiras posições para as palavras-chave relacionadas ao seu negócio, as quais concentram quase 60% dos cliques dos usuários. Essa é uma tarefa complexa, constante e de longo prazo. Em termos gerais, é necessário focar em dois aspectos fundamentais:

Otimize o conteúdo do website

A chave para criar um website de qualidade é orientar o site e seu conteúdo aos usuários e não aos buscadores, explica Alexi Douvas, da equipe do Google. Ele também fala que o mais importante é criar conteúdo original. Pense na verdadeira temática do seu site e em que ele se diferencia do resto. E, por último, separe um tempo para avaliar periodicamente o site e arquivar o conteúdo que não seja mais relevante.

Gere links externos relevantes

É isso que chamamos de link building. Ficou no passado a geração de links através de diretórios, comunicados de imprensa etc. A chave hoje está baseada no conteúdo relevante em sites relacionados. Uma ferramenta muito utilizada atualmente é o guest posting. Você se considera um expert em alguma área? Então ofereça o seu conhecimento a blogs especializados em tal tema escrevendo um texto a respeito em troca da inclusão de 1 ou 2 links que levam até o seu website.

Redes sociais

Você acaba de publicar um novo texto no seu blog? Você lançou uma nova promoção? Compartilhe os novos conteúdos do seu site nas redes sociais! Nada como o poder viral do Twitter ou do Facebook para ajudar uma indexação mais rápida dessa nova página nos buscadores e para gerar mais visitas.

Aproveite o poder do e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta muito valiosa para a geração de tráfego até o nosso website. Em função de sua atividade e dos objetivos de sua estratégia de comunicação, você poderá optar pelo envio de um newsletter ou um e-mail promocional.

Certifique-se de segmentar corretamente a sua lista de cadastrados, de personalizar a mensagem e incluir links para artigos relevantes para tal público-alvo. Assim, você vai gerar um tráfego importante para o seu site em termos de qualidade e quantidade.

Analise os resultados

É importante realizar um seguimento de cada uma dessas ações para medir o seu impacto e tomar decisões estratégicas. A partir dessa análise, você poderá orientar melhor a sua estratégia de comunicação e a sua oferta. Aconselho a integração do Google Analytics ao seu website para que você possa analisar o tráfego com mais profundidade, as fontes mais valiosas de visitas e o conteúdo que sucede ser mais interessante para o seu público.

Quais outras ferramentas você considera úteis para gerar tráfego até o seu website? Compartilhe o seu conhecimento! Eu quero saber!