Marketing Digital

9 set, 2011

Redes sociais: do público-alvo ao público-alcançável

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A implementação do uso de redes e mídias sociais pelos
departamentos de uma empresa requer cuidados específicos antes mesmo de terem
suas ações e teorias traçadas. Capital humano e financeiro, finalidades
específicas, recursos físicos disponíveis, modus
operandi e, principalmente, visão do público a ser atingido são apenas
alguns setores que necessitam de atenções redobradas e muito bem delineadas,
seja para ações puramente operacionais ou mais estratégicas envolvendo a
comunicação. 

Antigamente, as empresas realizavam ou encomendavam
pesquisas com o intuito de descobrirem quais os mercados que conseguiam – ou poderiam
– atingir. Atualmente, com as redes sociais essas ações ficam um pouco mais
conturbadas. Não existe mais somente um público-alvo demarcado em um painel
pronto para receber um dardo. As redes sociais digitais conectadas possibilitam
driblar problemáticas antes existentes, introduzindo seus produtos ou serviços
em segmentos mercadológicos antes inacessíveis. 

Se por um lado o feedback
se torna praticamente instantâneo, esses novos meios trazem a chance de a empresa
trabalhar de maneira significativamente competente a busca por fatias que
posteriormente não eram exploradas, seja por total desatenção ou simplesmente
porque a empresa não tinha as ferramentas necessárias para dialogar com esses
públicos. As possibilidades de ampliar o leque de ações para diferentes regiões
demográficas e socioeconômicas trazem um novo cenário para as empresas: não existe
mais público-alvo; existe público-alcançável. 

Com campanhas segmentas e customizadas, é possível atingir
faixas etárias, sociais e regionais específicas, dialogando diretamente com o
seu futuro e possível consumidor. As veiculações de massa que atingiam grandes
proporções de pessoas gradativamente cedem lugar para uma comunicação tête-a-tête.
Por incrível que pareça, com as redes sociais e os novos modelos de consumidores
2.0 espalhados pela web, o menos sempre será mais. Não busque atingir seu
público gritando em praça pública para fisgar poucos consumidores. Use meios
eficazes e conquiste diferentes cenários de clientes, atraindo setores sazonais
que antes não eram observados ou impactados com ações massificadas. 

O público-alcançável está e usa constantemente as redes
sociais. Ele faz parte dos consumidores 2.0 que ainda não foram descobertos
pela sua empresa. A reformulação de pensamentos e estruturas se justifica na
medida em que mais e mais pessoas migram para as plataformas digitais, exigindo
um contato mais social por parte das empresas. Por que evitar esse possível
público? Focar suas ações apenas nos clientes “já garantidos” é altamente
arriscado em tempo de mídias sociais. 

Explore novos mercados com as redes sociais. Elas dão
vozes para milhões de usuários, mas também dão a chance de a sua empresa
trabalhar eficientemente diretamente com tais mercados. Muitos desses segmentos
só estão à espera de uma campanha customizada, já que antes eram impactados
genericamente com ações massivas de marketing. Ampliar as visões de negócios possibilitará
que sua empresa migre mais facilmente para uma nova cultura corporativa. Aliás,
introduzir uma cultura digital nas empresas é mais uma questão de atitude do
que apenas diálogos espasmos com o público interno. 

As redes sociais possibilitam que uma empresa se adeque
mais facilmente aos novos posicionamentos que os também novos consumidores
estão adotando. Estabelecer uma conexão com esses setores é mais do que uma
questão de sobrevivência, é uma questão de inteligência empresarial. É possível
usar as mesmas ferramentas para reformular valores empresariais e divulgá-los
entre novos mercados que aguardam atenções especiais. Comece a fazer sua parte
agora.