Marketing Digital

28 jul, 2009

Promova sinergia entre o offline e o online

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Talvez seu grande diferencial de negócios seja a maneira pela qual você promove a sinergia das estratégias online e offline.

O grande dilema do marketing online é conseguir engajar e seduzir clientes cada vez menos fiéis num ambiente onde tudo é extremamente volátil. Estratégias de retenção de clientes envolvem não só tecnologias complexas e estudos aprofundados do comportamento do usuário durante a navegação. Algumas dicas simples podem também ajudar na melhoria da percepção do cliente em relação à sua marca.

Garantir que sua marca tenha uma reputação positiva em geral é uma vantagem competitiva considerável, já que uma boa imagem pode contribuir bastante para uma tomada de decisão positiva. Ou seja: fazer com que o prospect em potencial clique em “comprar” na sua loja ou aceite tomar parte de uma promoção originada de um e-mail marketing.

E não importa o tamanho da sua empresa: você sabe, o boca-a-boca conta muito, ainda mais nesse ambiente contínuo de troca de informações. Se você consegue despertar uma imagem positiva no offline, suas ações no online só têm a ganhar com isso.

Veja se não é interessante atentar para estas dicas:

Faça seus consumidores se sentirem especiais, não importa em qual canal de comunicação.

Por trás de cada consumidor existe um ser humano que quer se sentir especial e deseja reconhecimento. Portanto, instituir um ambiente no qual se pode criar um certo nível de intimidade pode resultar em relacionamentos mais duradouros. A Starbucks, por exemplo, é reconhecida nos Estados Unidos por estimular seus funcionários a chamar os clientes regulares pelo nome. Veja como é interessante transportar isso para o mundo online. Abra canais de comunicação com seus clientes em seu website: um chat, por exemplo, pode ser muito útil – desde, é claro, que os profissionais estejam preparados para responder sobre seus produtos ou auxiliar a resolução das dúvidas de seus potenciais clientes.

Trate seus clientes fiéis com cuidado.

Pense naquele velho conceito da lojinha de bairro: quanto mais fiel e presente um cliente era, o dono da loja oferecia mais vantagens para suas compras, como descontos, promoções e outros mimos. Num ambiente online, dados sobre faturamento, pontualidade de pagamento e tíquete médio são rapidamente apuráveis – por isso, premiar a lealdade destes clientes com ações especiais é fortalecer a marca e torná-la mais simpática aos olhos de outros potenciais clientes. Afinal, todo mundo quer ser cliente de uma marca que sabe reconhecer e valorizar o relacionamento e a confiança.

Não se esqueça das newsletters informativas.

Sim, elas ainda dão muito resultado – mas desde que sejam bem focadas e sejam enviadas para quem realmente quer recebê-las. Cuidados especiais com a linguagem utilizada e um design funcional e agradável são indispensáveis. É importante que o consumidor saiba que a comunicação preparada para ele foi feita com capricho e personalização.

Promova eventos especiais para clientes selecionados.

Num mundo onde tudo funciona a um clicar no mouse, um contato pessoal é extremamente valorizado. Então, por que não investir num evento, ou mesmo no oferecimento de um brinde “físico” para estes clientes especiais? Relacionamento também significa “mimar” o consumidor de tempos em tempos – então, por que não tentar?

Politicamente correto ou “verde”.

Pesquisa feita com executivos de marketing de grandes empresas no começo deste ano mostra que as estratégias “verdes” estão ganhando muitos pontos. Não é para menos: os consumidores estão cada vez mais conscientes a respeito das ameaças ao planeta, e estão considerando o comprometimento com as causas do ambiente como um fator importante para suas decisões de compra. Portanto, adote uma estratégia “verde” – mas seja sincero. Nada mais anti-comercial do que uma atitude forçada. Se a causa verde não for ainda a sua praia, mostre seu comprometimento com outras questões importantes. Você estará fazendo o bem e ainda por cima construindo uma boa reputação perante o público.

Seja uma autoridade em seu negócio – e faça o mercado perceber isso.

Especialização é tudo – portanto, invista em blogs, apareça em comunidades sobre os assuntos correlatos a seus negócios, construa realmente uma reputação de conhecedor sobre o mercado no qual atua. Confiança é o nome do jogo, e quanto mais conteúdo de qualidade e relevante você gerar, mais respeitado você será. As conseqüências disto serão positivas, não tenha dúvida.