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18 fev, 2009

Behavioral target – ou conheça seu consumidor

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O estudo do behavioral target é um dos métodos mais eficazes para identificar as melhores oportunidades de investimentos em mídias digitais. Embora muitos dos métodos utilizados pela mídia offline ainda sejam utilizados na definição de investimentos no online, tais como idade, renda, sexo e outros dados demográficos e de perfil, o behavorial target pode fornecer elementos muito mais factíveis, já que ele estuda o comportamento do consumidor enquanto ele interage no ambiente online.

Este tipo de estudo se torna importante para qualquer estratégia digital, já que a concorrência no mercado online está aumentando, com as demandas por conteúdo e custos de publicidade aumentando em ritmo inversamente proporcional ao das taxas de conversão. As expectativas dos consumidores online ficam a cada dia mais altas, e sua atenção fica cada vez mais disputada. A necessidade de oferecer aos visitantes o que eles realmente procuram é um diferencial importante, e o estudo do comportamento dos usuários ajuda a melhorar a experiência e a relevância do seu site junto a eles.

O behavioral target estuda todas as ações, compras feitas e páginas visitadas num website. A coleta destas informações personalizadas favorece o estabelecimento de um processo “padrão” de relacionamento com seus consumidores. Como estes padrões não se modificam, a tecnologia envolvida torna o ambiente de navegação mais agradável e personalizado para cada visitante, potencializando as oportunidades de negócio e solidificando relacionamentos.

A obtenção destes modelos de comportamento envolve uma tecnologia relativamente complexa. Alguns consideram que este modelo se assemelha aos testes de Pavlov, já que tem o objetivo de estimular os consumidores a apresentarem uma resposta esperada dentro dos padrões determinados previamente.

Uma estratégia de behavioral target deve envolver um estudo dos objetivos de cada campanha, as características do veículo na qual ela é veiculada e sempre que possível associar a mensagem a ser recebida pelo usuário a um determinado momento da navegação – o que amplia consideravelmente as chances de conclusão de um negócio.

Enquanto grande parte dos analistas consideram o behavorial target como basicamente uma espécie de monitoramento de consumidores, avaliados conforme modelos de comportamento estabelecidos, algumas vertentes acreditam que a importância demasiada neste padrão pode “engessar” a estratégia.

De qualquer forma, o behavorial target deve ir além do que enviar a mensagem de publicidade ideal para o consumidor no momento de uma eventual compra. É preciso investir mais na criação de pontos em comum entre a marca e os consumidores, e deve-se atentar para o fato que o targeting é muito mais do que uma resposta a um estímulo pré-condicionado. Desta forma, as marcas lucram dando aos consumidores a infomação que eles querem, conciliando os interesses deles à sua mensagem.

Para atingir estes objetivos, é necessário pesquisar muito em formas de conhecimento dos consumidores e determinar, por meio de amostras significativas, quais padrões de comportamento são realmente relevantes. Por isso, é preciso atentar para o fato de que cada parâmetro de targeting é único, e que diferenciar entre target de comportamento realmente estratégico e o puramente randômico é desenvolver uma metodologia eficaz de mensuração.

Os inputs dos veículos de comunicação e redes sociais são importantíssimos, porque eles conhecem seu público melhor do que ninguém. Estes sabem como usar as informações de usuários anônimos de uma forma criativa e eficaz, em benefício de seus anunciantes.

Evidentemente, isto não acontece por um passe de mágica. O behavioral target é obtido através das métricas de navegação interna de um portal e do adserver. O desenvolvimento dos padrões de comportamento, ou neste caso, os “clusters”, é complexa e deve ser bastante específica. Afinal, a variedade de perfis de usuários da internet só tende a crescer e quanto mais perfis, maiores são as chances de se chegar ao consumidor com a mensagem mais propícia para o momento da compra.

Benefícios de uma estratégia de behavorial target

Para os veículos:

Uma forma de provar sua eficácia no atingimento de targets específicos, e consequentemente aumentar as receitas com publicidade.

Para os anunciantes:

Determinar quais veículos são os mais eficazes para as campanhas – e quais os que geram leads de vendas mais efetivos.

Para os consumidores:

A experiência de navegação fica mais personalizada e ele se sente impelido a manter seus hábitos de consumo.