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24 abr, 2009

Métricas para avaliar seu blog corporativo

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As empresas estão cada vez mais interessadas em investir em veículos colaborativos de informação, como blogs corporativos. A necessidade de estreitar laços de comunicação com o público é o motivo principal para este interesse pela estratégia colaborativa, mas também é necessário prestar atenção nas informações aparentemente ocultas dos blogs.

Estas informações têm a ver com a análise das métricas do blog. Claro que os comentários, a repercussão com clientes, funcionários e concorrentes é interessante, mas as métricas são a cereja do bolo afinal, comprovam numericamente a aposta da empresa neste tipo de comunicação.

Então, é interessante se ater a alguns procedimentos que facilitarão o monitoramento das métricas de seu blog.

Qual é o papel do seu blog no mix de comunicação?

Um blog pode servir a vários objetivos dentro de uma empresa: como um canal de comunicação com os clientes, ou então mais focado para o público interno, ou ainda como parte de uma campanha publicitária de um novo produto. E isto são apenas alguns exemplos. Portanto, antes de fazer seu plano de monitoramento, saiba o quê e para quê medir.

Métricas para blogs que querem obter audiência e receitas de publicidade.

Os programas de anúncios contextuais permitem que um blog possa ser um veículo de publicidade, e daí gerar receita. Muitos blogueiros estão ganhando um dinheiro interessante com esta utilização, mas no caso de um blog corporativo, é preciso muita cautela. Talvez não seja interessante seus clientes se depararem com links patrocinados em seu blog corporativo. Por isso, antes de tomar qualquer decisão a este respeito, é bom fazer benchmarking e analisar a questão com muito carinho.

Mesmo se o objetivo principal não for gerar receita, alguns indicativos bastante conhecidos, como troca de links, acompanhamento do número de citações e a presença do blog no ranking do Technorati, por exemplo, são um bom começo para a análise da performance.

Se a preocupação principal for a audiência, métricas clássicas como pageviews e número de visitantes únicos continuam tendo destaque, combinadas com os índices acima.

O que você quer é gerar leads através de seus blogs?

Então, preste atenção nos índices de preenchimento de cadastros gerados pelos blogs. Outra dica é checar se seu conteúdo está gerando interesse em seus visitantes,e isso não depende somente do número de comentários: veja como andam os índices de stickness (tempo de permanência do visitante no blog durante as visitações), e também certifique-se de que seus visitantes únicos voltem regularmente.

E por falar em conteúdo…

O meio blogueiro funciona muito através de recomendações o velho e bom boca a boca. Por isso, cuide para que seu blog vire uma referência dentro da comunidade para a qual atua. Ofereça um bom conteúdo, com texto interessante e informações úteis, com potencial para serem viralizadas e citadas. Inclua seu blog nas listas e diretórios disponíveis. Use a força da sua marca para que as pessoas fiquem curiosas em visitar seu blog e o recomendem.

Essa questão das citações não é só importante por causa do prestígio e da reputação: lembre-se que muitas citações em outros blogs geram melhores posições nos buscadores, o que aumenta o potencial da audiência e indiretamente gera negócios.

Portanto, prefira ferramentas que possam agregar os blogs ao domínio da empresa – fica mais apresentável  e ainda por cima ajuda o seu blog a aparecer melhor nas buscas orgânicas, além de facilitar trabalhos de otimização.

E analise com cuidado…

Com esses procedimentos em mente, você terá plena capacidade para avaliar o impacto e o retorno do seu blog corporativo. Ajustes sempre terão que ser feitos, claro mas, se forem fundamentados por números, tanto mais fáceis de implementar serão.