Marketing Digital

21 jun, 2007

Personalização na web

Publicidade

Adaptar o conteúdo e ofertas de acordo com as preferências de cada cliente é uma forma das empresas compreenderem e melhor se relacionarem com seu público-alvo.

A personalização diminui o tempo levado para encontrar e desenvolver produtos e proporciona conveniência e agilidade no processo de aquisição de produtos e/ou serviços de uma empresa. Com base nos dados históricos de um cliente, é possível identificar suas preferências. A construção de um perfil aumenta a probabilidade nas vendas.

A demanda atual do consumidor, unida a gama de serviços e produtos oferecidos pelas companhias e o aumento na disputa pela vantagem competitiva despertaram a necessidade da segmentação no quesito comunicação com o cliente. Diferenciar e personalizar são condições básicas para maior destaque no mercado.

O rastreamento da navegação de seu público em seu site permite a identificação de suas áreas e temas mais freqüentados. A construção de um perfil pode ser realizada a partir de variadas informações: produtos adquiridos, áreas favoritas, mais visitadas, temas de interesse, perfis sócio-demográficos, entre outros, além da avaliação e comentários de outros usuários comuns, criando um senso de comunidade virtual.

Esses métodos podem ser usados em sites de conteúdo, lojas virtuais, e-mail marketing, newsletters e toda e qualquer comunicação on-line entre a empresa e seus clientes, prospects, suspects e parceiros.

Dados de mercado comprovam a eficiência do e-mail marketing na geração de resultados. No ano passado foram investidos nos EUA US$ 2,1 milhões em comunicação com clientes por e-mail, segundo calcula a Jupiter Research em seu último informativo. E os investimentos em e-mail marketing nos Estados Unidos vão quase triplicar até o ano de 2008, alcançando US$ 6 bilhões.

Essa ferramenta permite o desenvolvimento de diversas formas para personalização da mensagem. Por meio de uma base de dados enriquecida, qualificada e trabalhada previamente, com informações que permitem a criação de clusters (listas com perfis segmentados), é possível enviar mensagens direcionadas e personalizadas.

As companhias podem cruzar dados (idade, sexo, empresa) de acordo com suas estratégias de segmentação de produto e/ou serviço e atender às expectativas do público-alvo.

Mídias off line geram altos custos de produção e veiculação. A Web é o meio de comunicação mais utilizado pela geração atual, que forma um grande potencial de consumo.

A internet tornou-se um ambiente ideal para personalização, pois facilita o rastreamento e avaliação de hábitos. A integração das ferramentas Web com o bom senso aplicado aos meios automatizados qualitativos existentes no mercado permite assertividade nas relações das organizações com seus clientes.

Definir sua mensagem chave é o ponto principal. Repassá-la ao seu público é fundamental e direcionar sua comunicação de forma a torná-la receptiva é imprescindível. Insira, sustente e fidelize sua imagem.